Aqui está sendo cantada a glória do significado oculto do Bhagavad-Gita (gita-gudartha-gauravam): “Abandone todas as suas ocupações e venha a Mim. você não terá do que se arrepender, Arjuna, pois Eu sou tudo para você e você é tudo para Mim. Esta é a mais oculta de todas as verdades ocultas. Que mais posso Eu dizer? E isto será encontrado em Vraja (Vrindavana).”
Na retórica sâncrita (alankar) a sugestão ornamental, por meio da qual o som de uma palavra ecoa seu significado, é conhecida como dhvani. Aqui etá sendo dado uma pista. Mam ekam saranam “vraja”: “Você pode alcançar Vraja, e lá você encontrará a mais oculta de todas as verdades ocultas (sarva-guhyatamam). Lá foi revelado o segredo mais profundo do coração amoroso: Eu estou além de todos os conceitos de religião, sociedade e de amigos – de tudo. Minha posição é superior a tudo, no âmago do coração de tudo. Na eterna terra de Vraja, você experimentará o pleno conceito de beleza, Descarte as demais ocupações e perspectivas e venha somente a Mim. Seus anseios interiores serão satisfeitos além de suas expectativas. Você encontrará tamanha dignidade em Mim, que você se situará além da reação e do arrependimento. Este é o significado mais profundo da glória mais elevada. “
ao alcançar este conceito, tudo o mais será considerado pecado (aham tvam sarva-papebhyo, mokshayiashyami). Tudo aquilo que este mundo material considerado como sendo dever ou pureza será visto como pecaminoso, e todos os conceitos de religiosidade, reduzir-se-ão ao nível de pecado. No plano absoluto, tudo e todos pertencem interiramente a Krishna, e menor desvi deste ideal não passa de pecado. O mero autoesquecimento leva oa impersonalismo e culmina num torpor profundo. Mas o alto esquecimento em serviço a Krishna é positivo e vital. Trata-se do plano de vida pleno e absoluto.
O tesouro oculto atrai nossos corações. Temos sidos privados do interesse mais profundo de nossos corações. Ainda que tenhamos um direito natural de reinvindicá-lo, este foi ocultado de nós (srutibhir vimrgyam). De modo inigualável, o Sri Gita considera todos esses aspectos e nos direciona rumo ao significado e à conclusão corretos de todos os Upanishads. O Srimad Bhagavatam tem ínicio a partir deste ponto.