SRILA B.S. GOVINDA DEV-GOSWAMI MAHARAJA











gurvvabhista-supurakam guru-ganair asisa-sambhusitam

   chintyachintya-samasta-veda-nipunam sri-rupa-panthanugam

govindabhidham ujjvalam vara-tanum bhakty anvitam sundaram
   vande visva-gurun cha divya-bhagavat-premno hi bija-pradam

"Adoro os sagrados pés de lótus, daquele que perfeitamente realiza os desejos mais acalentados de seu Mestre Divino. Ele é adornado resplandecentemente com as bençãos de todo seu Guru-varga. Ele é competente em todas as concepções védicas; tantos as concebiveis, quanto as inconcebíveis. Seguidor fervoroso da linha de Sri Rupa; conhecido como Srila Govinda Maharaja; cujo bela personalidade, revela as doçuras do Amor Divino. Ele é o - jagad-guru original - Mestre de todo o Universo e o doador misericordioso da semente do Amor Divino à Suprema Personalidade de Deus."

Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj


Om Vishnupada Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj apareceu nesse mundo em 1929 em Brahmanpara, Distrito de Burdwan, Bengala Ocidental. Ele chegou aos pés de lótus de seu Gurudeva Om Vishnupada Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj em 1947, e permaneceu fiel em seu serviço desde então.
Diz a história que desde o início ele ocupou uma posição inigualável como mais íntimo e fiel servidor de Srila Sridhar Maharaj, e desde o início Srila Sridhar Maharaj revelou seu desejo de que Srila Govinda Maharaj ocupasse a posição de sucessor no futuro. Srila Govinda Maharaj também usufruiu de longa e íntima associação com Om Vishnupada Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que referia-se a ele como “filho mais querido.”

Realizando um desejo que cultivou por quarenta anos, Srila Sridhar Maharaj conferiu sannyasa a Srila Govinda Maharaj em 1985, dando-lhe sua decisão final e irrevocável de selecioná-lo como Presidente-Acharya de seu Sri Chaitanya Saraswat Math em Nabadwip, com todas as suas filiais na Índia e no mundo.
Como seu ilustre Divino Mestre, Srila Govinda Maharaj presenteou-nos com inúmeras composições de pura devoção em Sânscrito e Bengali, muito valiosas para o cultivo da vida espiritual. Suas conversas sagradas também estão sendo publicadas em forma de livro.
Srila Govinda Maharaj viajou ao redor do mundo diversas vezes, e atraiu milhares de pessoas em lugares como Índia, EUA, México, Inglaterra, Europa, África, Ilhas Maurício, Singapura, Malásia e Brasil.

Como seu ilustre Divino Mestre, Srila Govinda Maharaj presenteou-nos com inúmeras composições de pura devoção em Sânscrito e Bengali, muito valiosas para o cultivo da vida espiritual. Suas conversas sagradas também estão sendo publicadas em forma de livro.
Srila Bhakti Sundar Govinda Maharaj apareceu neste mundo no dia 17 de dezembro de 1929, em Brahmanpara, Distrito de Burdwan, há apenas 10 kilômetros de Sripat Hapaniya – o local em que seu querido Gurudeva apareceu, também situado na sagrada área de Gauda-Mandal.
Revelando seus passatempos às almas condicionadas desse mundo, na tenra idade de dezessete anos, Srila Govinda Maharaj manifestou sua submissão aos Pés de Lótus de seu Gurudeva, Sri Srila Sridhar Maharaj, em 1947, no dia da Sagrada Aparição do Senhor Nrsimhadeva.

Na ocasião de Amavasya [dia da lua escura], 12 de agosto de 1988, quando Srila Guru Maharaj adentrou seu definitivo e Sagrado Samadhi em seu querido local de bhajan, Sri Chaitanya Saraswat Math, Nabadwip Dham, todos os devotos sentiram que a lua havia desaparecido; mas por sua Divina Graça, Srila Guru Maharaj havia previsto a necessidade de que a luz não desaparecesse da vida de seus devotos para que continuassem firmes em seu serviço e, três anos antes, conferiu a ordem de Tridanda-Sannyasa a Srila Govinda Maharaj, nomeando-o como seu ilustre sucessor, como a luz perfeita que garantiria que a escuridão não tomaria sua Sampradaya.
Altamente instruido em Sanscrito e Bengali, Srila Govinda Maharaj presenteou-nos, assim como fez seu ilustre Gurudeva, com diversas canções e orações divinas para o cultivo de nossa vida espirityal. Seu valioso talento nato, aliado a muitos Hari Katha [conversas sagradas sobre o Senhor Supremo e Seus Passatempos], prática da vida devocional, serviço incansável a seu Guru, entrega à missão da Índia e todo o mundo desde o início (foi ele quem designou e supervisionou a construção do Sri Chaitanya Saraswat Math) cumpriram com todos os desejos de seu Gurudeva.

O elixir de néctar que foi levado ao redor do mundo pelo Sri Chaitanya Saraswat Math ainda flui pela misericórdia de Sri Guru e Gouranga representados na pessoa de Srila Govinda Maharaj, e através dele tornou-se mais doce.
Srila Guru Maharaj – aclamado por todos como “Fazedor de Gurus” – presenteou-nos com sua jóia mais preciosa na forma de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj.
O elixir de néctar que foi levado ao redor do mundo pelo Sri Chaitanya Saraswat Math ainda flui pela misericórdia de Sri Guru e Gouranga representados na pessoa de Srila Govinda Maharaj, e através dele tornou-se mais doce

Srila Guru Maharaj – aclamado por todos como “Fazedor de Gurus” – presenteou-nos com sua jóia mais preciosa na forma de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj.



Uma breve biografia: “Atado pelo Afeto”
Sua Divina Graça, Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj reflete sobre os eventos que cercaram seus primeiros dias no Sri Chaitanya Saraswat Math aos pés de lótus de seu Divino Mestre, Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj. Essa conversa, Atado pelo Afeto, aconteceu 50 anos depois, no Math de Nabadwip.