O Avatar Dourado

… Sri Chaitanya Mahaprabhu é uma encarnação oculta; Ele vem incógnito. Tal avatara é adorado pelos que tem intelecto divino. Desse modo, o Srimad Bhagavatam primeiro descreve a personalidade incomum e extraordinária  de Sri Chaitanya Mahaprabhu de modo místico e, então proclama Sua nobreza e grandeza.
      O Srimado Bhagavatam explica: “A mesma  personalidade que veio como Ramachandra  e Krishna apareceu de novo. Ele veio para direcionar você para a verdadeira satisfação da vida. Ele extraio néctar mais doce do plano superior para o bem de todos. Apenas medite nEle e todos seus  problemas terminarão. Ele é o agente que purifica  todos os locais de peregrinação e pessoas Santas através de Seu toque, Seu sankirtana, extraindo e trazendo para baixo as coisas mais elevadas do plano mais elevado. Até mesmo Brahma e Shiva, atônitos  diante deste Seu nobre presente, começarão a glorificá-lO. Eles aspiram ansiosamente  poder se refugiar sob Seus pés de lótus em rendição. As dores de todos que vêm  servi-lO serão removidas , e suas necesidades interiores serão satisfeitas. Ele cuidará daqueles  que se refugiam nEle; eles receberão proteção e tudo o mais que possam necesitar.
                                        …
       Sri Chaitanya Mahaprabhu aceitou sannyasa para beneficiar as almas que foram engolidas por maya. Ele correu atrás  e caçou as almas caídas para libertá-las da ilusão dando-lhes o Santo Nome de Krishna, e Nityananda Prabhu, como sua sombra, corria atrás dEle onde quer que Ele fosse. Ele se rendeu e Se identificou totalmente com acauda de Mahaprabhu. Portanto devemos nos prostar diante de Nityananda Prabhu. Sri Chaitanya Mahaprabhu mergulhou fundo no processo de saborear a doçura do lila de Radha-Govinda,e, contudo, ao merguhar a fundo nessa realidade, Ele, ao mesmo tempo desejava libertar todas as almas cujos corações não haviam sido devorados pelas falsas noções da renúncia e exploração. Ele ordenou a Nityananda Prabhu: “Vá para Bengala e tente libertá-las – dê-lhes amor por Radha e Krishna.”
       Ele ordenou a Nityananda Prabhu que distribuísse  o amor divino por Radha-Govinda, mas em vez disso, Nityananda começou a pregar sobre Sri Gauranga. Ele pensou, “Será melhor que eles adorem a Sri Gauranga; isso os ajudará a se livrarem de suas ofensas em sua condição atual e, ao fazer isso, eles automaticamente atingirão uma posição no lila de Radha-Govinda. “Ele recebeu a ordem de pregar o nome de Krishnamas, em vez disso, começou a pregar o nome de Gauranga. Assim, para nosso próprio bem estar, reverenciamos  Nityananda Prabhu com toda nossa humildade.
      Nós oramos: “Ó Nityananda Prabhu, ó gurudeva, por favor , dê-me uma gota de fé firme em Sri Gauranga, quem é Radha-Govinda combinados, saboreando a doçura do néctar divino dos passatempos de Vrindavana, Dê-me uma gota de fé, para que um dia eu possa alcançar o amor divino e ingressar naquele domínio.”
(Do livro sagrado compilado por Sua Divina Graça Srila B.R. Sridhar Dev-Goswami Maharaja; “O Vulcão Dourado do Amor Divino”). Eu em minha pequiníssima insignificãncia e com certa pressa, não foi capaz de separar uma miníma essência sobre a o mais magnânimo de todos os Avataras: Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu… No entanto para aqueles que tiverem um espiríto de busca sincera e até mesmo curiosidade intelectual, poderão obter maior e completo benefício ao adquirir este livro. Acredito que no site http://www.bhuvana.com.br/ pode ser uma maneira para tal.
Com tentativa humilde,
Lochanananda das