O MOVIMENTO DE SANKIRTANA DE SRI GAURANGA SUNDAR

Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu – chamado também como Sri Gauranga Sundar, Sri Gaura e muitos outros nomes – é aceito nos meios devocionais do Teísmo Pleno; o Gaudiya-Vaishanavismo; como a encarnação mais magnânima da Suprema Personalidade de Deus Sri Krishna. Ele apareceu neste mundo no final do século XV e início do século XVI (neste ano de 2010 seu aparecimento Divino se deu a exatos 525 anos); para inaugurar e inundar o mundo com o Movimento de Sankirtana – o Canto Congregacional dos Santos Nomes de Deus... Aplicando a esse Movimento de Sankirtana, como o único processo possível nesta era (Kaliyuga), para a liberação da alma; de forma positiva: no serviço amoroso direto a Suprema Pessoa Divina (e neste mundo através de seus agentes)...



Abaixo um texto extraído do Livro: “O vulcão Dourado do Amor Divino” de Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaja (Srila Guru Maharaja). Parte 2 shikshastakam...



Sri Chaitanaya Mahaprabhu é o pioneiro do Sri Krishna Sankirtana. Ele disse: “Eu vim para inaugurar o canto do Santo Nome de Krishna, e esse nome chegará a cada canto do universo (prithivite ache yata nagaradi-grama sarvatra prachara haibe nama nama.)”.
Qual é o significado de sankirtana? Samyak, significa pleno e kirtana signinifica “cantar”. Juntas essas duas palavras formam a palavra sankirtana que geralmente significa: “canto em congregação do Santo Nome de Krishna”. Mas samyak significa pleno não apenas em quantidade, mas também em qualidade. Quantidade plena significa vasta em número: em congregação. Qualidade plena significa glorificação completa. Glorificação completa somente pode significar a glorificação de Krishna e não de qualquer outros deuses.
Portanto sankirtana significa o kirtana completo, uma canção que glorifica o todo completo, a Verdade Absoluta; tudo mais é apenas uma representação parcial e é portanto defeituosa até certo ponto. Desse modo, Krishna deve ser glorificado. Suas glórias devem ser cantadas, pois Ele é tudo, Ele é o Mestre, o dispensador tanto do bem quanto do mal, o Controlador Absoluto de tudo. Tudo se deve a Ele. A satisfação da vida somente é alcançada nEle. Assim como um cavalo pode ter rédeas para controlar seus movimentos e, se for liberto, correrá livre, a glorificação que não é controlada por qualquer objetivo mundano correrá direto para a Causa Suprema, Krishna.
A palavra Sri significa Lakshimidevi: a potência de Krishna. Isso quer dizer que no Sankirtana, Krishna é adorado junto com Sua potência, pois a potência de Krishna está incluída nEle.
Sri Chaitanya Mahaprabhu diz que que o Sri Krishna Sankirtana deve florescer por todo o mundo; será vitorioso sem qualquer obstáculo (param vijayate sri-krishna-sankirtanam). Será um fluxo espontâneo, desimpedido e natural. Deve ser exlusivo, independente e sem reservas. E esta glorificação a Sri Krishna deve ser cantada congregacionalmente – essa vibração traz benefício ao mundo inteiro. Somente através da rendição e da devoção pura podemos adotar o sri-krishna-sankirtana.


































Sri Gauranga Sundar Mahaprabhu 
adorado no Math do Brasil em 
Campos do Jordão