SRILA B.R. SRIDHAR DEV-GOSWAMI MAHARAJA


Srila Bhakti Rakshak é o Fundador Acahrya do Sri Chaitanya Saraswat Math...

Om Vishnupada Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj é o Fundador-Acharyya do Sri Chaitanya Saraswat Math em Nabadwip, Bengala Ocidental, Índia. Ele apareceu nesse mundo no ano de 1895 em Hapanya, Burdwan, Bengala Ocidental.


Desde sua infância possuía fé em Sri Chaitanya Mahaprabhu, com atração natural e afinidade pelo nama-sankirtan; seu conhecimento acadêmico e desapego mundano eram formidáveis. Seu primeiro contato com Sri Gaudiya Math foi em 1923, e ele dedicou-se inteiramente à Missão e ao seu Guru, Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Prabhupada, em 1926. Em 1930 seu guru deu-lhe sannyasa, dando-lhe seu nome transcendental, Bhakti Rakshak [Guardião da Devoção]. Participou da fundação, organização e pregações de muitos centros do Sri Gaudiya Math por toda Índia.

Srila Sridhar Maharaj compôs diversas preces espirituais únicas e comentários em Sânscrito e Bengali, revelando uma estatura devocional comparável a famosos Goswamis de Vrindavana. Possuía notável habilidade de representar seus pensamentos no idioma internacional inglês. De tal forma muitos dos seus Ensinamentos Sagrados foram publicados na forma de livros.

Uma Breve Biografia: Sua Divina Graça Sri Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj, o fundador do Sri Chaitanya Saraswat Math, nasceu na Índia em 1895, em uma respeitável família Brahmana da ordem de Bhattacarya, em Hapanya, Distrito de Burdwan, Bengala Ocidental. Recebeu educação na Universidade de Baharamapur.

Tendo como seu local de despertar espiritual Sri Gauda-Mandal, as terras sagradas onde Sri Chaitanya Mahaprabhu exibiu Seus passatempos divinos nessa terra, Srila Sridhar Maharaj, desde pequeno, possuia afinidade natural para com a missão de Sri Chaitanya Sankirtan – a Grande Congregação do Cantar dos Santos Nomes do Senhor Supremo.

Em 1926, Srila Sridhar Maharaj se uniu ao Sri Gaudiya Math e tornou-se discípulo iniciado do seu ilustre fundador, Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur Goswami Prabhupada (1874-1937). Posteriormente aceitou a ordem de sannyasa [renunciada] em 1930. Reconhecendo-o como fiel e forte pregador dos preceitos perfeitos do Gaudiya Vaishnavismo, Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupada conferiu a ele o nome de “Sri Bhakti Rakshak,” que significa “Guardião da Devoção.” Posteriormente citando as palavras do grande Preceptor Vaishnava, Srila Jiva Goswami -- que referiu-se ao renomado comentador do Srimad Bhagavatam, Sri Sridhar Swami, como bhakti eka raksaka [Supremo Guardião da Devoção] – Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupada deu-lhe o título Tridandi-Sannyasa de “Sridhar”. Então ele tornou-se Srila Bhakti Rakshak Sridhar Maharaj.

Como proeminente pregador da missão Sri Gaudiya Math ele viajou extensivamente pela Índia e pregou fluentemente em Bengali, Hindi, Sânscrito e Inglês, espalhando os ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu em diversas universidades, seminários públicos e festivais de Sankirtan.

Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupada também expressou sua grande apreciação pela composição Sri Bhaktivinoda Viraha Dasakam de Srila Sridhar Maharaj, considerando-a um presságio de que os grandes ideais e dignidade da Sri Gaudiya Sampradaya seriam perfeitamente levados adiante e pregados por um devoto tão sensível como Srila Sridhar Maharaj.

Como testemunha desse fato, antes mesmo de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur Prabhupada partir desse mundo, Srila Prabhupada fez Srila Sridhar Maharaj cantar, em sua presença, a sagrada e mais venerada prece Gaudiya Vaishnava, Sri Rupa Manjari Pada.

Após a partida de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur Goswami Prabhupada, os irmão espirituais, associados e público em geral reverenciaram Srila Sridhar Maharaj como principal representante senior da Sri Gaudiya Sampradaya, mesmo Srila Sridhar Maharaj sendo mais inclinado ao anonimato como um humilde Vaishnava. Apesar de tudo, pelo chamado de divino dever e inspiração, ele estabeleceu o Sri Chaitanya Saraswat Math em Sri Nabadwip Dham, deixando a evidência em um curto poema sânscrito que o Math – como santuário onde a sagrada mensagem de seu Gurudeva, Sri Rupa, e Sri Chaitanya Mahaprabhu era pregada –- inevitavelmente tornaria-se reconhecido por todo o mundo dentre os sinceros e puros buscadores da Pura Verdade e Divindade.

Srila Sridhar Maharaj é o compositor de numerosas preces clássicas e comentários em Sânscrito e Bengali. Seus trabalhos são louvados como gemas do puro Vaishnavismo por acadêmicos, filósofos, e devotos ao redor do mundo. Ele é o autor do Sri Sri Prapanna Jivanamrtam, um tratado devocional Sânscrito sobre a rendição divina, que tornou-se o livro padrão para devotos em toda parte.

Ao chegar aos oitenta anos, não apenas indianos mas pessoas da América, Europa e todos mundo tornaram-se atraídas pelos ensinamentos e personalidade de Srila Sridhar Maharaj. Ele foi conhecido como um santo puro com os mais simples hábitos de vida. Ele foi respeitado e amado por sua simplicidade santa e natureza carinhosa. Foi reverenciado por seus irmãos espirituais, discípulos, outros devotos e público em geral, e foi unânimemente venerado por seus formidáveis comentários das escrituras reveladas e estilo único e sem precedentes de lançar luz sobre as mais internas filosofias e conhecimentos revelatórios de puro Sri Gaudiya Vaishnava Siddhanta.

Uma vasta biblioteca de discursos gravados de Srila Sridhar Maharaj foi compilada por seus discípulos, e de tais gravações surgiram os belos livros – Busca por Sri Krishna, Sri Guru e sua Graça, O Vulcão Dourado de Amor Divino, Busca Amorosa pelo Servo Perdido, e o comentário único e interpretação do “Srimad Bhagavad Gita: O Oculto Tesouro do Doce Absoluto” – e muitos outros livros que foram publicados. Outras publicações ainda são aguardadas.

Em 12 de agosto de 1988, Sua Divina Graça Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj partiu desse muno para adentrar seus eternos passatempos. Sua partida não anunciou apenas a partida de uma grande estrela do firmamento Sri Gaudiya Vaishnava, mas da própria lua. Até a Terra tremeu em duas ocasiões, prevendo a pontuando o evento. Um templo divino, “O Templo da União e Separação,” foi erguido nesse local sagrado do Sri Chaitanya Saraswat Math, Nabadwip, e a adoração continuará através das gerações.

Srila Sridhar Maharaj selecionou seu mais intimo e senior discípulo Sannyasi, Srila Bhakti Sundar Govinda Maharaj, como seu sucessor, abençoando-o com a posição de Presidente-Acharrya do Sri Chaitanya Saraswat Math e suas filiais pelo mundo.