ISHTA - GURU



3

Hladini é a alma de Deus. E como poderíamos imaginar Deus tendo uma alma; já que somos crentes em alcançar um corpo espiritual? Mesmo neste corpo espiritual pleno, os atributos da alma de agir, pensar e desejar continuará. Como poderíamos estabelecer algum diálogo qualquer no Mundo Espiritual se não pensássemos ou desejássemos? A ação de falar com outro, vem antes do pensar e desejar. Essa força no Mundo Espiritual se espalha a partir de um fragmento de Hladini; enquanto Deus tem essa Hladini completa em Si mesma.

Mesma a Suprema Deusa Original, é só um fragmento dessa concepção Hladini.
“Ó Arjuna saiba que o universo inteiro, como seus seres móveis e imóveis nascem apenas de um fragmento de meu esplendor”

Deveríamos parar de limitar Deus com nossas concepções Escriturais. O Veda é primeiramente negado pelo próprio Senhor, através de Seu Prakasha.
...






4

A posição de qualquer um se perde ao abandonar o corpo, é muita sorte, no entanto; e isso só foi possível antes com Jesus Cristo, ter um Mestre que se que também se torna Ishta-guru.  Mas não para Deus. Prá Deus seu Ishta-guru é Seu próprio Ser na forma de sua ‘alma’ Hladini.

O mahanta-guru passa ser desnecessário quando se pode coletar o néctar de Suas palavras e Seu verdadeiro desapego; do certo ou errado, carne de vaca ou não carne, criminoso ou policial, ao frio ou calor. Mesmo que tudo isso cause sofrimento e dor a outros e ao próprio Mestre; Ele não mantém nenhuma identificação do que ele mesmo faz. “Jogar biscoitos nas paredes com certa ira irônica”, gritar de que “quem é o acharya aqui sou eu”, desfilar com respirador artificial fincado no nariz. Nada disso importa, e até mesmo uma frase de peso: ”Consciência de Krishna não é vegetarianismo”. Mesmo ‘alisando a cabeça dos indispostos sobre essa frase, ela ganha peso em si mesma.

Ishta-Guru é dito de modo geral; que é Deus no coração de todos, mas pra cada um ele manifesta suas potências diferentemente. Não devemos meditar no Mestre Interno visualizando um garoto azulzinho, com a mente. E  achar que estamos sentindo algo, ou sabemos o que Ele quer. Na verdade Ishta-guru se manifesta quando o seu mestre externo, a japa, a congregação, o não comer carne... Nada disso passa a ter mais importância. As pessoas de fé resoluta na inteligência entenderão quando Ishta-guru se manifestar. Ela terá a certeza, e essa certeza vem do júbilo do encontro da alma interna com seu verdadeiro Guru-Mestre.

Alguém aí já ficou feliz (e mantém essa felicidade) ou está feliz por cantar o Maha-Mantra? O dizer “cante Hare Krishna e seja feliz”, aconteceu em sua vida? Eu já vi em muitas congregações pessoas se emocionarem de verdade, mas não omitiram essa emoção, evidenciando o ego de: “ó como eu adoro Deus”. E os trejeitos de que “Deus me abençoe, Deus eu sou seu, ou sua”” Hare Krishna Hare Krishna”... Gente demonstrando soluços, e outros abrindo o peito e as palmas das mãos e “Krishna Krishna”, e um passinho pra lá e outro pra cá, com os olhos virados como santos... Ó hipócritas.

Já assisti sankirtana tão entusiasmados. Algumas pessoas rindo como se estivessem  vendo um episódio inédito de “Two half Man”. E fica te empurrando: “vai lá tomar o néctar do banho de abhisheka do Senhor, e Deus vai se manifestar, ou vai ficar muito contente com você”. E Leandro, eu em silêncio estou; ‘por dentro do olho’...”

Então a coisa é muito mais séria. Tá na hora de parar de adorar mestres antepassados, e orar a eles, orar sim; por misericórdia: ajude, intervenha por mim; se o senhor conhece meu Ishta-guru, meu verdadeiro guru,meu guru interno; que por misericórdia Ele se manifeste a mim, sem que eu me engane pelo meu próprio ego.

Você está feliz cantando Hare Krishna? Então continua

...