A busca de Sri Krishna


1 “Krishna não é o objeto de fábula, mas um fato. Ele é uma realidade e a realidade existe por si própria."

 

 

“Você tem que pagar pela meta. Tem de ‘Morrer para Viver’ e assim você sentirá que isto não é uma fraude. Quando você progredir no caminho, sentirá isto (bhaktih paresanubhavo viraktir-anyatra-cha). A cada passo adiante, você sentirá essas três coisas: satisfação, nutrição  e a erradicação de sua fome.”

 

“Dessa maneira, você tem de se aproximar de tudo e de todos, deixando o resultado para o Senhor”.

 

“O Senhor Supremo é o mestre da energia e todos os produtos da energia devem ir para Ele. Eles não devem ser desviados do caminho. Essa deve ser a atitude de todo trabalhador. Então haverá bhakti adequada. Não somos recipientes; Ele é o recipiente. Devemos sempre estar conscientes de que Ele é o único beneficiário. Somente então nos tornamos devotos. Não somos os beneficiários, mas trabalhadores desinteressados.”

 

A Busca por Sri Krishna... cap. 1


“Então,  do  atma ao  - da alma à Superalma – e depois de Vasudeva a Narayana e,em seguida a Krishna, a compreensão progressiva na realização de Deus não é anti ,científica ; é realmente científica. Isto é vijñana, conhecimento científico.’

“Dessa maneira, temos de nos aproximar de todos com consciência de Deus, consciência de Krishna Devemos mostrar como a consciência  de Deus finalmente imerge na consciência de Krishna. Temos que provar habilmente, passo a passo,  que Krishna é o reservatório de todo prazer (akhila rasamrita murtih). O que é consciência de Krishna? Rupa Goswami deu uma definição científica . Rasa, prazer não pode ser evitado. Todos estamos em busca de rasa. Todos, cada unidade, mesmo a menor unidade do mundo sempre anseia por rasa, felicidade, êxtase  e todas as possíveis fases de rasa são personificadas em Krishna.”

A busca por Sri Krishna. Cap. 1

"Descobrindo que seu próprio eu, é tão maravilhoso, você se sentira envergonhado, pensando, 'como pude ter sido arrastado pelo encanto desse mundo mundano.? Eu sou a alma. Como foi possível que Maya tivesse tamanho poder encantador sobrem mim que meu próprio eu, que é tão maravilhoso e precioso, foi arrastado à ilusão? A paz que está dentro de mim foi muito admirada por grandes espiritualistas, mas entrei em contato com coisas mortais, sujas e rotas. Como? É espantoso, mas fui enganado."

A Busca por Sri Krishna. Capítulo 1

" O que  é consciência de Krishna? Consciência de Krishna significa verdadeiro amor e beleza. Verdadeiro amor e beleza têm de predominar, não o egoísmo ou exploração. Geralmente, sempre que vemos a beleza, pensamos que ela deve ser explorada, mas, na verdade, a beleza é o explorador, a beleza é o mestre e a beleza é o princípio controlador"


" Mas para entender isso, você precisará mergulhar fundo, não do plano do corpo e da mente, mas no plano da alma. Terá de  mergulhar fundo na realidade que se encontra dentro de nós. Ela não é algo alheio a ser adquirido por empréstimo, mas a alma se encontra dentro de todos, mesmo dos insetos e das árvores. Então, temos que nos elevar ao plano da alma. Elimine seus invólucros físicos  e mentais e encontre seu eu verdadeiro. Lá você encontrará a chave, as pistas para o mundo adequado onde a vida é digna de ser vivida."

Sri Guru e Sua Graça 2


“... na consciência de Krishna e no credo vaishnava também há pureza e forma. A forma é necessária para ajudar-me de um modo geral a conservar minha posição atual. Ao mesmo tempo minha concepção de ideal mais alto sempre me incitará a avançar, para ir mais adiante e onde quer que se vá, tenho que seguir o modelo mais avançado, o ideal mais elevado. A vida espiritual é progresso não estacionamento. Me entende?”

Sri Guru e Sua Graça 1


“O Guru pode estar aqui; o Guru também pode estar em outro corpo, o mesmo Mestre pode vir em diferentes corpos para inspirar-nos; pode vir a dar-nos uma esperança nova e uma educação mais elevada. Se deveria dar sempre um valor mais alto à substância que a forma”


De volta ao Blog


Minhas reverências aos vaishnavas e amigos que acompanham este blog. Daqui por diante estarei postando minha própria seleção dos livros de Srila Sridhar Maharaja. Hoje colocarei dois achados entre outros do livro “Sri Guru e Sua Graça”; mas a partir de então – depois disso - colocarei citações do livro “A Busca por Sri Krishna a Realidade o Belo” até seu último capítulo. Confesso que não trilho mais os passos da instituição, muito embora possa estar sempre na vontade de servir aos vaishnavas. Espero que apreciem estas minhas seleções. Quem desejar o contexto todo pode ler de seus livros. Não colocarei o contexto todo senão terei que copiar todo o livro... É minha realização ou a tentativa dela que me faz colocar estas citações que são como gemas pra mim, e me mostram que sim é possível viver fora da forma, sem desconectar o coração de Srila Govinda Maharaja e todo o guru-varga. Minhas considerações a todos.
Lochanananda das