GLOSSÁRIO
Nota: a intenção deste Glossário, é de que as pessoas em geral, possam tirar alguma dúvida sobre os termos que encontração nos textos deste Blog. Esse Glossário foi transcrito do Srima Bhagavad-Gita – o Tesouro Oculto do Doce Asbsoluto; de Sua Divina Graça Srila B.R. Sridhar Dev-Goswami Maharaja. Traduzido em português e editado por Sripad Tapasvi Maharaja. Foi acrescentadas algumas linhas em consideração correta. Quando ouvir necessidade nesta página será acrescentados novos termos, ou significados mais elaborados a partir do final do Glossário.
Abhideya – denotação; estágios praticados como meios para se alcançar a devoção
Acharya – preceptor erudito e venerável que ensina pelo seu exemplo
Achintya-bedhabheda-tatvva – axioma da inconcebível simultaneidade da unidade na diferença, proposto exclusivamente pelo Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, no século XV. Este axioma resume a universalidade do pensamento teísta pleno.
Adhokshaja – o Senhor Supremo situado acima das percepções dos sentidos.
Adhyatmika, adhibhautika e adhidaivika – miséria triplas: misérias psico-fisiológicas, misérias causadas por outra entidades vivas ou misérias destnadas pelos fenômenos naturais ou funções dos semideuses.
Agni – o deus do fogo
Ananya-bhakti – devoção exclusiva, não adulterada por karma, jñana, ioga, etc.
Arianos – pessoas que seguem o ideal teísta e nobre dos Vedas. O termo geralmente, refere-se erroneamente a uma raça histórica que seguiu a cultura védica.
Babaji – a ordem renunciada de adoradores solitários, superior ao sannyasa.
Bhag. - Srimad Bhagavatam
Bhagavam – aspecto pessoal do Absoluto
Bhajana – devoção interna do tipo mais elevado
Bhakti-ioga – conexão com o Senhor Supremo estabelecida pelas práticas devocionais. A mais elevada de todas as iogas.
Bhishma – filho de Santanu, que se tornou o guardião tanto dos Kurus quanto dos Pandavas. Na batalha de Kurukshetra, ele foi o grande general que comnadou o exército dos Kauravas (Kurus).
Brahma (Senhor) – semideus criador do universo e deidade que preside o modo da paixão. Em outra ocasião ele age como Acharya
Brahmachari – estudante celibatário de assuntos espirtuais . (Nota Pessoal), partindo da premissa que um brahmacari assim poderá ser para sempre, e que estudantes pode ser considerado todos os devotos em suma... Mas que também o termo estudante não o classifica estabelecido em um ashram (não estabelece o ashram de brahmacari, sendo que é um ashram); pode-se concluir também que brahmacari seria então um praticante estabelecido no celibato.
Brahmaloka – morada do Senhor Brahma, Satyaloka (ii) o plano não indiferenciado do Brahmam, acima das esfera mundana e abaixo dos planetas espirituais, onde o Senhor é servido em devoção.
Brahmam – aspecto impessoal do Absoluto: espírito.
Brahmana – a classe sacerdotal
B.r.s. - Bhakti-rasamrta-sindhu (Escritura Sagrada)
Buddhi-ioga – conexão com o Senhor por meio da inteligência purificada no processo de bhakti-ioga.
Chaitanya Charitamrita (Sri) – passatempos biográficos e ontologia de Sri Chaitanya Mahaprabhu, compilado por Srila Krishnadasa Kaviraja Goswami
Chandra – o semideus da lua
Dasya – relacionamento de servidão ao Senhor Supremo.
Deuses, semideuses – seres celestiais.
Devaki – mãe de Krishna em Mathura; nos passatempos de Krishna figura como sua mãe verdadeira.
Dhama – morada sagrada do Senhor Supremo.
Dharma – religião, dever, natureza.
Dhyana – meditação.
Draupadi – filha de Drupada e esposa dos Pandavas.
Ekadasi – dia de jejum no décimo primeiro dia depois da lua cheia e da lua nova.
Ghandharva – cantor ou músico celestial.
Gaudiya Sampradaya – sucessão divina de mestres na linha de Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Gauranga (Sri) – o dourado Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Gayatri – mantra sagrado cantado pelos brahmanas, um verso védico de métrica perfeita; que encerra e inícia o princípio da criação material; e o Conhecimento Divino mais íntimo e confidencial da Divindade no seu aspecto Bhagavam... Etc.
Goswami – asceta de sentidos controlados.
Govinda (Sri) – o Senhor Krishna: o objetivo dos Vedas, o Senhor das vacas, da Terra e dos sentidos; pastor da vacas.
Grihasta – chefe de família
Guhya-guhyatara-guhyatama – oculto, mais oculto e muito oculto – aplicado ao Bhagavad-Gita, relaciona-se ao Brahmam, Paramatma e Bhagavan respectivamente. Sarva-Guhyatama, a mais oculta de todas as verdades ocultas, refere-se à rendição exclusiva so Senhor Krishna (18.66)
Guna – qualidade, modalidade, modo (da natureza material),corda.
Guru, gurudeva – mestre espiritual.
Hanumam – o mais devotado servidor leal do Senhor Ramachandra (em dasya-rasa)
Hiranyagarbha – o Senhor Brahma
Hladini-shakti – Srimati Radharani, a potência do êxtase divino do Senhor Supremo.
Ikshvaku – rei da dinastia solar e filho de Vaivasvata Manu.
Indra- semideus que ocoupa a posição de rei do plano celestial (dentro das fronteiras do universo mundano).
Ioga – (i)ligar, unir, conectar; (ii) caminho, curso, meio,modo; (iii) ashtanga-yoga; (iv) o caminho de conexão com a Divindadade e que consiste dos estágios: nishkama, karma-ioga, jñana-ioga, dhyana-ioga e bhakti-ioga. Geralmente, a karma-ioga é praticada pelos elevacionistas e jñana-ioga pelos liberalistas. Ambas levam à realização da alma ou à relização do Brahmam, como também o faz a prática da meditação abstrata. Em seu estágio mais elevado, com a introdução da bhakti-ioga, a dhyana-ioga leva à realização do Paramatma. Ao obeter sadhu-sanga e sukriti, o iogue chega a bhakti-ioga que é o estágio mais elevado, desde que somente por meio da bhakti-ioga, pode alcançar a Suprema Personalidade de Deus, Bhagavam, Sri Krishna. Independente de nossa posição na escada da ioga, quando o aspirante chega a bhakti-ioga, imediatamente ultrapassa todos os demais degraus da ioga (ou ainda mesmo que o caminho de bhakti, venha ser seu estágio inicial dentre os diferentes processoa de ioga – ou seja bhakti-ioga é Suprema...). Esta é conclusão perfeita do Srimad-Bhagavad-Gita, do Srimad Bhagavatam, do Sri Chaitanya Charitamrita e de todas as escrituras autorizadas pelo teísmo pleno.
Jaganatha-Puri – cidade sagradaem Orissa, nordeste da Índia, onde o Senhor Krishna é adorado em Sua forma do Senhor Jaganatha, o Senhor do Universo. Ontologicamente idêntica a Dwaraka.
Jiva Goswami (Srila) – um dos grandes apóstolos de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Incansalvelmente provou em seus escritos a super-excelência da concepção de Krishna, segundo a autoridade das Escrituras Reveladas.
Jiva, Jivatma – a alma, o ser
Jñana – conhecimento; conhecimento do Brahman; mais especificamente conecimento da onipotente supremacia do Senhor Supremo; ainda mais especificamente: conhecimento que os devotos tem em seu realcionamento divino com o Senhor (sambhandha-jñana).
Jñana-sunya-bhakti – devoção sem cálculos, ou atração pelo Senhor e Seu serviço devido à afinidade e gosto naturais.
Jñana-ioga – método de tentar conectar-se a Divindade por meio do conhecimento. Se não for o sambhandha-jñana completo levará, levará apenas ao monismo.
Jñani – erudito.
Kali-yuga – era de querela, a era atual. A presente era de Kali teve ínicio na 28ª chatur-yuga de Vaivasvata-Manu (há cerca de 5.000 anos). A batalha de Kurukshetra deu-se nessa ocasião.
Karanarnavasayi Vishnu – Karanarnavasayi Vishnu, Maha-Vishnu. Expansão plenária do Senhor Krishna com quatro braços e de cujos poros emanam incontáveis universos.
Karma – ação mundana; boas ou más ações realizadas para o próprio prazer; ação fruitiva; dever moral; a conseuqência dos atos realizados nesta vida ou na vida passada.
Karma-kanda – seção do Vedas que externamente advoga os ritos sacrificiais e cerimoniais que levam à piedade e aos céus.
Karma-ioga – metodo de se tentar conectar com a Divindade enquanto se satisfazem os deveres mundanos, o caminho do dever.
Karmi – trabalhador fruitivo ; religiosos fruitivo; pessoa ativa
Kaunteya – Arjuna o filho de Kunti.
Kauravas – os filhos de Dritarashtra, ou qualquer descendente de Kuru.
Kevala-bhakti – ananya-bhakti
Kirtana – cantar ou narrar as glórias do Senhor.
Krishna (Sri) – o Supremo Senhor Todo-Atraente; a Realidade, o Belo; o Senhor do amor.
Krishna-katha – narrativas transcendentais a respeito de Krishna.
Kshatriya – guerreiro.
Kshetrajña – o conhecedor da esfera da ação: (i) a alma (ii) a Superalma
Kuru – (i) local próximo a Delhi, (ii) os reis da região.
Kurukshetra – uma planície sagrada próxima a Delhi e cenário da grande guerra entre os Kauravas eos Pandavas.
Lila – passatempos divinos.
Loka – planeta; plano de vida.
Madhura (rasa) – a mais elevada forma de relacionamento divino com o Senhor; relacionamento de amante.
Madhusudana – Krishna, o destruidor do demônio Madhu.
Mahabharata – grande escritura que descreve a saga dos Kauravas e dos Pandavas, escrita por Sri Vyasadeva em dezoito parvas ou cantos.
Mantra – cântico sagrado.
Mayapura – região sagrada dentro da cidade de Navadwipa, na Bengala Ocidental, onde se localiza o local sagrado de nascimento do Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Nanda Maharaja – o pai de Krishna em Vrindavana-lila
Narayana – expansão plenária e majestosa de Krishna com quatro braços, adorado com reverência e sob estrita orientação espiritual (vaidhi bhakti).
Navadwipa (Dhama) – a morada sagrada do lila de Sri Chaitanya Mahaprabhu misericordiosamente manifesta neste plano na Bengala Ocidental. (Pronuncia-se 'Navaduipa').
Nimai – nome de Sri Chaitanya Mahaprabhu, devido a ter nascido sob uma árvore nim.
Om, Omkara – representação sonora monossílábica da Verdade Absoluta.
Pañcha, maha-yajña – os cinco tipo de sacrifícios diários realizados pelos brahmanas conforme mencionado no Manusamhita: (i) Brahma-yajña – estudo dos Vedas; (ii) Priti-yajña – oblações oferecidas aos ancestrais; (iii) Deva-yajña – oferenda de manteiga clarificada aos deuses atráves do sacrífício védico do fogo; (iv) Bhuta-yajña – oferenda de alimentaos a outros seres vivos; (v) Nr-yajña – oferecer honra aos convidados.
Pañcha-suna – cinco tipo de atividades pecaminosas cometidas num lar ao inadvetidamente matar seres por meio de: (i) cozinhar; (ii) moer (especiarias, etc); (iii) varrer (limpar); (iv) debulhar grãos e (v) lavar.
Pandavas – os filhos de Pandu: Yudhishtira, Bhima, Arjuna, Nakula e Sahadeva.
Parabrahman – o Senhor Supreno, superior ao Brahman.
Paramatma – Kshirodakasayi Vishnu, o aspecto do Senhor Supremo presente nos corações de todas as entidades vivas.
Parasurama – encarnação do Senhor Supremo que castigou os kshatriyas com Seu machado.
Patanjala – o sistema de ioga proposto por Patanjali
Prayojana – meta
Prema – amor divino por Krishna.
Prema-bhakti – serviço devocional realizado por amor.
Prita – Kunti
Radharani (Srimati) – a Suprema Contraparte Predominada, sendo o Senhor Krishna a Suprema contraparte Predominadora.
Raga-marga – o caminho do amor divino; a devoção acima das injunções escriturais.
Rajo-guna – o modo material da paixão.
Rasa-lila – dança divina do amor, entre o Senhor Krishna e as Gopis de Vrindavana.
Rishis – grandes sábios divinos e videntes da concepão védica.
Rupa Goswami (Srila) – associado eterno de Sri Chaitanya Mahaprabhu, reconhecido na Gaudiya Sampradaya como o acharya do princípio de abhideya.
Sacidevi (Srimati) – a mãe divina do Senhor Chaitanya Mahaprabhu.
Sadhana – prática por meio da qual se pode alcançar uma meta almejada.
Sadhu-sanga – associação devocional de santos genuínos, sem a qual não se pode entrar no caminho da devoção pura.
Sakhya (rasa) – amizade divina com o Senhor.
Sanjaya – o quadrigário de Dhritarashtra.
Sankhya – conhecimento que revela a natureza da alma; as escrituras Vedanta que educam sobre a verdade essencial.
Sankirtana – canto congregacional do Santo Nome do Senhor Krishna.
Sannyasa – renúncia.
Sannyasi – renunciante
Santa (rasa) – tranquilidade divina.
Sattva-guna – modo da bondade – principal entre os modos da natureza material.
Satyaloka – o planeta do Senhor Brahma.
Shiva (Senhor) – semideus do modo da ignorância e da destruição universal.
Smaranam - lembrança devocional do Senhor.
Smriti – escritura da lei religiosa, encabeçada pelo Manu-smriti ou Manu-samhita .
Sraddha – fé devocional.
Sravanam – ouvir devocionalmente as glórias do Senhor.
Srimad Bhagavatam (Maha-purana) – grande escritura plenamente teísta – trata-se do comentário feito pelo próprio Srila Vyasadeva sobre o vedanta.
Sruti – os Vedas.
Sudra – trabalhador.
Sukriti – mérito devocional acumulado com consciência (jñata) ou sem consciência (ajñata); pré requisito para obeter sraddha.
Syamasundara – o Senhor Krishna de características humanas encantadoras e belas e cujo corpo tem o suave matiz escuro de uma nuvem carregada de chuva.
Tamo-guna – o modo material da ignorância.
Upanishads – seção dos Vedas (considerada como sua jóia principal) que apresenta o conehcimento do Espírito Supremo; Vedanta.
Vaikuntha – planetas do mundo espiritual (transcendentais aos planetas celestiais, ao Viraja e ao Brahmaloka). Nos planetas Vaikuntha, o Senhor é adorado em Suas expansões de Narayana de quatro braços com respeito e veneração.
Vaishnava – o devoto do Senhor Supremo.
Vaisya – fazendeiro, comerciante.
Vaitarani – rio do inferno ou rio da morte. Aqueles que estão destinados a sofrer no inferno caem primeiramente neste rio.
Vanaprasta – a ordem de vida aposentada, aceita após a vida matrimonial.
Varnashrama (daiva) – sistema sócio-religioso centrado em Deus que consiste de quatro varnas (brahmana, kshatriya, vaisya e sudra) e quatro ashramas (brahmacarya, grihasthya, vanaprastha e sannyasa). Quando o sistema se perverte pelas tendências ateístas é conhecido como asura-varnashrama.
Varuna – semideus do oceano e da região ocidental.
Vasudeva – pai do Senhor Sri Krishna quando ele aparece em Mathura.
Vasudeva – Krishna como o filho de Vasudeva.
Vatsalya (rasa) – parentesco divino com o Senhor.
Veda – (i) conhecimento (ii) as escrituras sagradas (Rig, Yajur, Sama, Atharva Vedas) que emanaram diretamente do Senhor Supremo e que ensinam religião e conehcimento sobre o Espírito Supremo.
Vedanta – a conclusão dos Vedas; os Upanishads.
Vedanta-sutra – os aforismos da filosofia Vedanta compilado por Srila Vyasadeva.
Vedavyasa – o grandioso e eterno sábio empoderado pelo Senhor Supremo para compilar os Vedas, Puranas, Mahabharata, Vedanta-Sutra, Srimad Bahgavata, etc.
Vibhuti – (i) onipotência, majestade, dignidade, poder; (ii) expansão (iii) grandes riquezas, tesouro.
Vijñana – ciência; conhecimento vivenciado; percepção divina super-excelente.
Viraja – rio da passividade logo acima da agitação material e logo abaixo do Brahman.
Vishnu – o Senhor Supremo onipenetrante – (i) as expansões plenárias de quatro braços do Senhor Krishna que presidem cada um dos inúmeros planetas Vaikuntha situados no Mundo Espiritual, acima do Brahman impessoal: (ii) Karanarnavasayi Vishnu ou Maha-Vishnu; (iii) Garbhodakasayi Vishnu, que se expande de Maha-Vishnu e entra em cada universo; (iv) Kshirodakasayi Vishnu, que se expande de Garbhodakasayi Vishnu e entra nos corações de cada ser vivo como a Superalma e mantém o universo por meio do modo da baondade.
Vraja, Vrindavana (Dhama) – a morada suprema do Senhor Sri Krishna. A morada suprema na região divina, conhecida como Goloka Vrindavana e que se situa logo acima dos planetas Vaikuntha; manifesta-se neste plano como (Gokula) Vrindavana no distrito de Mathura, no estado de Uttar Pradesh, ao norte da Índia.
Vyasadeva – Vedavyasa.
Yasoda – mãe do Senhor \Krishna em Vrindavana-lila.
Yoga-maya – a potência interna ou a doce vontade do Senhor Supremo.
Yudhishthira – o mais velho entre os Pandavas e herdeiro natural do trono; tornou-se o rei
após a derrota dos Kauravas na batalha de Kurukshetra.
Yuga – uma era do mundo. As quatro yugas são: Krita ou Satya, Tetra, Dvapara e Kali, sendo que cada uam dura respectivemente: 1.728.000, 1.296.000, 864.000 e 432.000 anos. São ainda conhecidas como a a era de ouro, a era de prata, a era de cobre e a era de ferro, no que se refere à correspondente deteriorização moral e religiosa. As quatro yugas compõem uma chaturyuga.
Yukta-vairagya – abnegação interna ou renúncia em devoção – desapego automático do mundano, obtida pelo devoto que se ocupa no serviço a Hrishikesa, o Senhor dos sentidos de todos os seres vivos.
Vyasa-Puja Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
Pranam Mantram a Swami Maharaja Prabhupada
(por Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja)
namah om vishnupdaya krishna-preshtaya bhutale
swami sri bhaktivedanta prabhupadaya te namah
gurvajñam sirasi-dhrtva saktyavesa sva-rupine
hare-krishneti mantrena pascatya-pracya-tarine
visvacarya prabaryaya divya karunya murtaye
sri bhagavata-madhurya-gita-jñana pradayne
gaura-sri-rupa-siddhanta-saraswati nishevine
radha-krishna-padamboja-bhringaya gurave namah
Ofereço minhas humildes reverências a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que é associado querido de Krishna e que descendeu de Goloka a este plano. Tomando a ordem de seu guru sobre sua cabeça, ele é o saktyavesa (empoderado) avatar de Sri Nityananda Prabhu personificado. Ele distribuiu o mantra Hare Krishna por todo o mundo Oriental e Ocidental, libertando e elevando todas as almas caídas. Ele é o melhor de milhões de jagat-gurus porque ele é a personificação da misericórdia divina. Ele distribuiu o doce néctar do Srimad Bhagavatam e o conhecimento transcendental do Bhagavad-gita por todo o mundo. Ele está constantemente engajado em serviço devocional exclusivo a Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, Srila Rupa Goswami e Sri Gauranga Mahaprabhu. Ofereço minhas humildes reverências a Srila Prabhupada, que é como uma abelha sempre provando o néctar dos pés de lótus de Sri Sri Radha-Govinda.
Todas as glórias ao Sri Vyasa-Puja - o Aparecimento Divino de Sua Divina Graça Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Sinceramente o reverencio repetidas vezes. Que eu possa nadar no oceano infindável de Suas unhas de seus pés lótus, que é de onde provém a substância misericórdiosa ideal.
Jaya Srila A.C. Bahktivedanta Swami Prabhupada
Jaya Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaja
Jaya Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja
Na minha opinião a Trindade Divina...
OLHAR COM OS OLHOS DA ALMA
CAPÍTULO TRÊS DO LIVRO: O CÉU CONSCIENTE, de Srila B.R. Sridhar Dev-Goswami Maharaja
... Existe uma consideração espiritual superior.
... Existe uma consideração espiritual superior.
yasatma-buddhih kunape tri-dhatuke
Sva-dhih kalatradisu bhauma ijyadhih
Existe bhauma (mundano) e existe ijyadhih (aquilo que consideramos adorável. Aquilo que eu realmente desejo adorar, se eu considerar como pertencendo a uma natureza mundana, isso será uma ofensa. No Padma Purana encontramos a afirmação de que são ofensas: arccye visnau sila-dhih: pensar que aquilo que vou adorar é simplesmente feito de pedra; ou gurusu nara-matih - considerar que Gurudeva é um homem comum; ou vaishnave jati-buddhih - ver um vaishnava como um brahmana, um sudra etc; ou visnor va vaishnavanam kali-mala-mathane padatirthe 'mbu-buddhih' - pensar que a água que lava os pés de lótus do Senhor Vishnu ou do Vaishnava - o charanamrita - é apenas água plena; ou visnau sarvvesvarese tad-itara-sama-dhih - pensar que o Mestre de tudo, o Senhor de tudo, Vishnu, é meramente um entre muitos deuses; diante dessas ofensas, yasya va naraki sah - teremos de ir diretamente para o inferno.
E, no Srinad-Bhagavatam, encontramos que yasyatma buddhih kunape tri-dhatuke: a alma que se identifica com o corpo, ou que pensa que, " a esposa e os filhos são meus", ou pensa " nosso objeto adorável é algo material", ou que pensa que " é o elemento material da água nestes locais de peregrinação que é o elemento purificador", então: sa eva gokharah - poderá ser considerada como sendo uma mula que só serve para carregar alimento para as vacas! Khara significa a besta de cargaque sequer pode ser utilizada para servir à seção humana, mas somente aos animais; uma concepção inferior de besta. Então, temos de deixar a plataforma de identificarmos o espiritual com o material. O espiritual é necessário, não o material. É imperativo compreendermos a posição real.
O TESTAMENTO FINAL DE SRI SRIMAD SUA DIVINA GRAÇA SRILA BHAKTI SUNDAR GOVINDA MAHARAJA
ÚLTIMA VONTADE E TESTAMENTO FINAL
Eu, Srila Bhakti Sundar Govinda Dev Goswami Maharaj (também conhecido como Srila Govinda Maharaj, Swami B.S. Govinda, G.S. Vidyaranjan, Gourendu Brahmachari, Dharmadas Chatterjee) presentemente residindo no 491, Dum Dum Park, Kolkata 700055, declaro e afirmo que esta é a minha última vontade, não obstante qualquer testamento feito por mim anteriormente. Eu revogo todos os testamentos e codicilos feitos por mim em qualquer época anterior. Eu declaro que, depois de meu falecimento:
Sripad Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj irá me suceder como Presidente Sevaíta Acharya do Sri Chaitanya Saraswat Math, incluíndo Sri Chaitanya Saraswat Math, Sri Chaitanya Saraswat Math and Mission, Sri Chaitanya Saraswata Krishnanushilana Sangha e todos outros Maths mencionados aqui. A partir deste ponto esses Maths mencionados como um grupo serão chamados de " Sri Chaitanya Saraswat Math et al " . (i.e. a Missão Indiana)
É meu desejo que um novo Conselho Administrativo, que doravante será chamado neste documento de " Conselho Primário ", seja formado com Sripad Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj como Presidente, e os demais (listados abaixo) serão os Membros. O Presidente e qualquer um dos Membros designados, são aqui apontados como executores desta minha Última Vontade e Testamento Final. Além disso, esses Membros devem auxiliar o Presidente Sevaíta Acharya no governar da Missão e a autoridade desse Conselho Primário deverá ser suprema sobre todo e qualquer outro Conselho. Os Membros deverão ser os seguintes:
Sripad Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj (Presidente)
Sri Mahananda Das Bhakti Ranjan (Secretário)
Sripad Bhakti Madhur Mangal Maharaj
Sripad Bhakti Kusum Ashram Maharaj
Sripad Bhakti Pavan Janardan Maharaj
Sripad Bhakti Bimal Avadhut Maharaj
Sripad Bhakti Sudhir Goswami Maharaj
Eu novamente declaro, digo e confirmo que todas as propriedades, tanto móveis quanto imóveis registradas em meu nome pessoalmente (incluindo todos os pseudônimos) ou em meu cuidado e posse como Acharya do Sri Chaitanya Saraswat Math et e al. e todas as propriedades em nome dos servidores do Math (os quais eu havia designado para agir unicamente representando a Missão) incluindo contas correntes, contas de investimentos ou depósitos fixos em diferentes bancos, são propriedade e bens do Sri Chaitanya Saraswat Math et al. Devo afirmar claramente que todos os herdeiros e sucessores de minha vida anterior ou qualquer um requerendo através deles, não tem nenhum direito, exigência ou interesse nessas propriedades e bens quaisquer e onde quer que seja.
Eu aqui declaro também que nenhuma das propriedades imóveis em nome do Sri Chaitanya Saraswat Math et al na Índia jamais deverá ser hipotecada, emprestada, vendida, transferida ou em qualquer forma restringida, descartada ou alienada. Essa instrução é irrevogável e absoluta.
Esses Membros do Conselho Primário designados aqui são apontados por toda a vida. No evento da morte ou incapacidade de agir por qualquer razão de qualquer um dos citados Membros, um Membro sucessor ou sucessores podem ser apontados pelos Membros remanescentes, desde que não sejam nunca menos de três (3) e mais de sete (7) Membros ativos ao mesmo tempo.
Um Conselho de Acharyas (Acharya Sabha) será formado, composto de acharyas iniciadores, para consultarem-se uns aos outros a respeito de todos os assuntos espirituais e dar orientação a todos os Corpos Consultivos.
Em prol do que foi mencionado até agora, também declaro que:
Meu reverenciado Guru Maharaj estabeleceu o Sri Chaitanya Saraswat Math no ano de 1941 D.C.; o mesmo é mencionado na Escritura de Fundação. De acordo com a mencionada Escritura, Srila Guru Maharaj era o único Sevaíta e Acharya do Sri Chaitanya Saraswat Math.
Juntei-me ao Sri Math no ano de 1947 D.C. Depois disso Srila Guru Maharaj iniciou-me impartindo o " Harinam " e me deu o nome " Sri Gourendu Brahmachari " e Srila Guru Maharaj declarou que Sri Gourendu Brahmachari será o próximo Sevaíta e Acharya do Math. Desde 1947 D.C. tenho rendido serviço como o sincero Sevak de Srila Guru Maharaj e como Secretário do Math. " Srila Guru Maharaj " era extremamente afetuoso comigo todo o tempo, então Srila Guru Maharaj, ao me engajar em todos os tipos de serviços do " Sri Math ", nomeou-me Sri Bhakti Sundar Govinda Maharaj conferindo a mim " sannyas " em 16/11/1985 D.C. Enquanto Srila Guru Maharaj estava vivo ele me engajou para fazer o trabalho de Sevaíta e Acharya. Fique novamente mencionado que depois que me tornei um Sannyasi, isso foi a partir de 1986 D.C., Srila Guru Maharaj não iniciou mais absolutamente ninguém como discípulo. Em seu testamento Srila Guru Maharaj declarou que Sri Bhakti Sundar Govinda Maharaj seria Sevaíta Acharya e Presidente. Srila Guru Maharaj declarou ainda que todos os seus direitos, propriedades e títulos seriam transferidos apenas para mim. Somente eu deveria dar iniciação como Acharya no Math e iria administrar todos os servidores do templo como Sevaíta e Presidente. Srila Guru Maharaj menciona adiante em seu " Testamento que todos os discípulos, tanto homens quanto mulheres, residentes do Math, todos os discípulos estrangeiros, ambos homens e mulheres e todos os devotos devem obedecer a mim como o único Sevaíta Acharya e Presidente e sendo fiéis a mim irão me ajudar em seva, trabalho, do Sri Math. Se alguém falhasse em honrar essa diretriz e último desejo de Srila Guru Maharaj, ele seria compelido a deixar o Math.
Depois disso Srila Guru Maharaj partiu para sua morada celestial em 12/08/1988. Desde então até hoje eu tenho seguido fielmente as diretrizes e desejos declarados no Testamento de Srila Guru Maharaj. Eu tenho rendido Seva puja para os devotos e administrando o Math. Estabeleci o Math e Ashram com a cooperação e assistência dos devotos e discípulos de muitos lugares na Índia. Através da propagação, estabeleci mais de cem Maths em vários países, tendo realizado turnês internacionais em 24 ocasiões desde 1992 até o presente, com a ajuda de numerosos Devotos, Discípulos e Patrocinadores. Somente eu sou o Sevaíta e Acharya de todos esses Maths e Maths estabelecidos em diferentes lugares da Índia e do Math principal em Navaduípe. Estou envelhecendo gradualmente. Considerando todos os aspectos elaboradamente, tornou-se extremamente necessário que se faça algum arranjo para que todos esses Maths e Ashrams sejam administrados tranquilamente. Por essa razão, através deste " Testamento ", autorizo a formação do previamente mencionado Conselho Primário Administrativo constituído das pessoas acima mencionadas para o Seva Puja diário, festivais e etc das Deidades e para administrar todos os trabalhos do Math e Ashrams sob o Sri Chaitanya Saraswat Math neste país e no exterior.
Enquanto estiver vivo somente eu continuarei a administrar. Após o meu falecimento os Membros Administrativos estarão intitulados a administrar.
Sripad Bhakti Nirmal Acharya Maharaj, o já mencionado Presidente nomeado do dito Conselho Primário Administrativo, irá administrar todos os assuntos de todos os Maths e Templos e dar iniciação como Acharya deste Math e Sangha. No que diz respeito a isso, é meu último desejo e instrução para todos os meus discípulos leais, homens e mulheres, de países ocidentais e orientais e para os devotos associados sob o meu abrigo, que todos eles obedeçam ao Presidente Acharya Bhakti Nirmal Acharya Maharaj, mantenham-se fiéis a ele e continuem a render auxílio nos assuntos de Seva do Sri Math. Se alguém falhar em honrar essa minha diretriz e não se submeter a esse meu último desejo, então ele será compelido a deixar o Math, todos os outros Maths e a Missão. É instrução de Srila Guru Maharaj que apenas aqueles que se mantiverem leais ao Sevaíta Acharya do Math e que agirem de acordo serão membros do Math. Aqueles que causarem distúrbios para o Math e para a Missão, obstruindo o trabalho de Seva feito pelo Acharya, devem ser expulsos de todos os Maths e suas premissas.
Eu aqui instruo a todos a auxiliar Sripad Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj com amor e afeto. Considero que Sriman Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj é competente para se tornar o próximo Sevaíta Acharya depois de mim. Tenho os melhores votos, afeto e amor por Sripad Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj e é o meu último desejo que cada um dos devotos e discípulos do Math e da Missão coopere com ele, já que ele tem rendido serviço ao Math de maneira incansável, sendo completamente leal a mim e está sempre agindo para o bem-estar do Math. Essa é minha ordem e último desejo.
Agora, eu considero que Bhakti Nirmal Acharya Maharaj tem uma personalidade notável e devoção sem paralelos. Vejo que todos o estão seguindo, porém nem todos com afeto, o que não é apropriado. Todos deveriam cooperar com afeto. Entretanto, é um bom sinal que os devotos do exterior tem amor e afeto por Sriman Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj.
Qualquer pessoa que seja incapaz de aceitar essa minha diretriz, declarando Sripad Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj como próximo Acharya deste Math, terá que deixar este Math e não perturbar a paz do Math. Esse é não apenas o meu desejo, mas também o desejo de Srila Guru Maharaj. Se meu desejo e o desejo de Srila Guru Maharaj forem respeitados, então esta Missão irá funcionar tranquilamente.
Sri Krishna Das Prabhu será o principal sacerdote (pujari) de Bamumpara. Dessa forma, a tradição de sua família será mantida. Sriman Krishna Das Prabhu pode fazer trabalho de Seva de Bamumpara, com lealdade a Bhakti Nirmal Acharya Maharaj. Além disso, Bhakti Nirmal Acharya Maharaj unicamente tornar-se-á o todo importante. Krishna Das Prabhu irá respeitar Bhakti Nirmal Acharya Maharaj e o assistir.
Uma vez que Sripad Krishna Charan Prabhu (Sripad Aranya Maharaj) sempre me obedece, eu disse para ele apoiar Sripad Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj.
Os devotos da Rússia devem seguir Sripad Avadhut Maharaj completamente. Caso cem por cento não seja possível, ao menos todos os envolvidos devem respeitá-lo e o estimar, porque Sripad Bhakti Bimal Avadhut Maharaj assumiu o papel de liderança na propagação da Missão na Rússia desde o início. Eu quero ver Sripad Avadhut Maharaj como o Acharya na Rússia. Ficarei satisfeito se todos na Rússia apoiarem Avadhut Maharaj e se tornarem leais a ele.
Na América, Sripad Janardan Maharaj é uma personalidade perfeita. Ele é um perfeito cavalheiro. Ele será Acharya. Ele já é Acharya, mas deu todo o respeito a mim; estou dando em retorno a ele. Sripad Janardan Maharaj tornar-se-á o Acharya e Sevaíta do Math de Soquel. Similarmente, Sripad Ashram Maharaj será o Acharya do México.
Sripad Giri Maharaj é uma pessoa muito boa e Giri Maharaj tem o meu respeito. Ele será o Acharya de Nova Iórque, Nova Jersey e Detroit.
Sri Rohini Shakti Didi tem sempre servido no Brasil. Ela é, por toda a vida, servidora do meu Ashram no Brasil e ela sempre terá um lugar para ficar em paz lá. Sripad Trivikram Maharaj é uma pessoa respeitável lá e ele será o Acharya do Brasil.
A Missão inteira deverá respeitar Bhakti Nirmal Acharya Maharaj que será o administrador. Esse é meu último desejo e último " Testamento ": Todos vão cooperar com Bhakti Nirmal Acharya Maharaj.
Sripad Mahananda Bhakti Ranjan Prabhu será o principal a respeito de questões espirituais dos devotos. Ele será respeitado como Secretário Chefe de Srila Guru Maharaj e como meu fiel amigo. Especialmente os devotos estrangeiros vão respeitá-lo, obedecê-lo e não sobrepassá-lo.
Jamuna e Lalita são ambas totalmente fiéis e mostraram total devoção a mim. Elas terão liberdade de ficar em qualquer um dos Maths na Índia que desejarem, ou ainda elas podem prestar seus serviços em qualquer lugar fora da Índia.
Kumkum, Jivana e Yudhamanyu são sempre obedientes a mim. Eles irão se encarregar da administração de
seu Math até suas mortes.
Sri Bharat Prabhu e Sri Vidura Prabhu são bons rapazes e num estágio posterior eles vão adquirir posição no Math de Soquel.
Sripad Ashram Maharaj e Sripad Goswami Maharaj são ambos meus amigos muito próximos, todos os devotos devem segui-los.
Os devotos dos países estrangeiros que vierem ao Math obterão abrigo. Certamente eles irão se manter obedientes a Srila Guru Maharaj, a mim e subseqüente Acharyas.
Aqueles que são devotos principais tais como Lalita, Jamuna, Mahananda Prabhu, Nimai Chandra Prabhu, Goswami Maharaj, Ashram Maharaj, Srutasrava Prabhu e Avadhut Maharaj, onde quer e quando quer que eles visitem os diferentes Maths irão obter um quarto e poderão viver lá por quanto tempo quiserem; porque com a cooperação deles o Math prosperou. Ao partir irão entregar a chave do mencionado quarto ao Math-rakshak (guardião).
Sripad Bhakti Nirmal Acharya Maharaj realizou trabalhos de construção de Maths e Sanghas em vários lugares; portanto como sucessor ele terá poder absoluto para fazer o mesmo subseqüentemente. Mas isso será sujeito a discussões com o Conselho Primário Administrativo. Já existem três Conselhos Administrativos estabelecidos, Sri Chaitanya Saraswat Math, Sree Chaitanya Saraswata Krishnanushilana Sangha e o outro é Sri Chaitanya Saraswat Math and Mission. Esses três são separados, mas estarão sob o controle de um Sevaíta e Acharya. Caso alguém deseje dar iniciação fora do Sri Chaitanya Saraswat Math, pode fazê-lo, mas será considerado um dissidente do Sri Chaitanya Saraswat Math. Haverá um único Acharya, Sevaíta e Presidente do Sri Chaitanya Saraswat Math. Esse será Sri Bhakti Nirmal Acharya, porque ele tem rendido serviço, se dando todo o trabalho e aceitando toda a responsabilidade sobre si. Ninguém mais estará entitulado a fazer o mesmo.
Na Malasya, Sripad Baledranath Prabhu será capaz de continuar, mas lá também Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj dará sua liderança. A Malasya, a Singapura, as Filipinas e Mauritius estarão todos sob o controle de Sripad Bhakti Nirmal Acharya Maharaj. Em Mauritius, Sripad Adhoksaja Prabhu fez um grande serviço. Se ele e Sripad Dipta Krishna Prabhu aceitarem a ajuda de Bhakti Nirmal Acharyya Maharaj, então, a missão de Mauritius irá continuar de uma forma muito melhor. Mas se alguém se torna " Ritvik " por conta própria, daí é um outro assunto. Não aceitarei essa responsabilidade.
O Math de Londres será administrado sob o controle do Sri Chaitanya Saraswat Math, sede central em Navaduípe, de acordo com a instrução de Srila Guru Maharaj.
Eu aqui aponto como já mencionado o presidente Sripad Bhakti Nirmal Acharya Maharaj ou qualquer um dos Membros designados, como o executor desta minha Ùltima Vontade e Testamento Final para seguir o meu desejo e diretrizes como acima afirmado.
Realizei este testamento em posse de plena consciência e com a mente sã, sem qualquer persuasão, força ou coação de ninguém.
Executado por Srila Bhakti Sundar Govinda Dev Goswami Maharaj, Presidente Sevaíta Acharya do Sri Chaitanya Saraswat Math et al. Discípulo de Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev Goswami Maharaj.
Iniciações Srila B.V. Trivikram Maharaja julho/2011
No Sri Chaitanya Sridhar Govinda Seva Ashram - Math Brasil
Srila Bhakti Vijay Trivikram Maharaja, aceitou mais três discípulos no mês de julho 2011.
Iniciação harinama de Mahadevi Devi DD.; de Campos Jordão-SP (18 de julho)
Iniciação harinama de Vaishnava Vallabha Prabhu; de Uberlândia-MG (23 de julho)Iniciação harinama de Madhumita Devi DD.; de Curitiba-PR (30 de julho)
Eles compõe vários discípulos que já se iniciaram com Sua Santidade e que ainda se iniciarão.
Todas as glórias ao Sucessor Presidente Acharya Navadwip/Índia Srila B.N. Acharyya Maharaja
Todas as glórias ao Acharya Brasil Srila B.V Trivikram Maharaja
Todas as glórias a Sua Divina Graça Srila B.S. Govinda Dev-Goswami Maharaja
Todas as glória a Sua Divina Graça Srila B.R. Sridhar Dev-Goswami Maharaja
Todas as glória ao "Math Brasil" - Sri Chaitanya Sridhar Govinda Seva Ashram
E todos seguidores e amigos do SCSMath e todos os vaishnava
Assinar:
Postagens (Atom)