GLOSSÁRIO

GLOSSÁRIO

Nota: a intenção deste Glossário, é de que as pessoas em geral, possam tirar alguma dúvida sobre os termos que encontração nos textos deste Blog. Esse Glossário foi transcrito do Srima Bhagavad-Gita – o Tesouro Oculto do Doce Asbsoluto; de Sua Divina Graça Srila B.R. Sridhar Dev-Goswami Maharaja. Traduzido em português e editado por Sripad Tapasvi Maharaja. Foi acrescentadas algumas linhas em consideração correta. Quando ouvir necessidade nesta página será acrescentados novos termos, ou significados mais elaborados a partir do final do Glossário.

Abhideya – denotação; estágios praticados como meios para se alcançar a devoção
Acharya – preceptor erudito e venerável que ensina pelo seu exemplo
Achintya-bedhabheda-tatvva – axioma da inconcebível simultaneidade da unidade na diferença, proposto exclusivamente pelo Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, no século XV. Este axioma resume a universalidade do pensamento teísta pleno.
Adhokshaja – o Senhor Supremo situado acima das percepções dos sentidos.
Adhyatmika, adhibhautika e adhidaivika – miséria triplas: misérias psico-fisiológicas, misérias causadas por outra entidades vivas ou misérias destnadas pelos fenômenos naturais ou funções dos semideuses.
Agni – o deus do fogo
Ananya-bhakti – devoção exclusiva, não adulterada por karma, jñana, ioga, etc.
Arianos – pessoas que seguem o ideal teísta e nobre dos Vedas. O termo geralmente, refere-se erroneamente a uma raça histórica que seguiu a cultura védica.
Babaji – a ordem renunciada de adoradores solitários, superior ao sannyasa.
Bhag. - Srimad Bhagavatam
Bhagavam – aspecto pessoal do Absoluto
Bhajana – devoção interna do tipo mais elevado
Bhakti-ioga – conexão com o Senhor Supremo estabelecida pelas práticas devocionais. A mais elevada de todas as iogas.
Bhishma – filho de Santanu, que se tornou o guardião tanto dos Kurus quanto dos Pandavas. Na batalha de Kurukshetra, ele foi o grande general que comnadou o exército dos Kauravas (Kurus).
Brahma (Senhor) – semideus criador do universo e deidade que preside o modo da paixão. Em outra ocasião ele age como Acharya
Brahmachari – estudante celibatário de assuntos espirtuais . (Nota Pessoal), partindo da premissa que um brahmacari assim poderá ser para sempre, e que estudantes pode ser considerado todos os devotos em suma... Mas que também o termo estudante não o classifica estabelecido em um ashram (não estabelece o ashram de brahmacari, sendo que é um ashram); pode-se concluir também que brahmacari seria então um praticante estabelecido no celibato.
Brahmaloka – morada do Senhor Brahma, Satyaloka (ii) o plano não indiferenciado do Brahmam, acima das esfera mundana e abaixo dos planetas espirituais, onde o Senhor é servido em devoção.
Brahmam – aspecto impessoal do Absoluto: espírito.
Brahmana – a classe sacerdotal
B.r.s. - Bhakti-rasamrta-sindhu (Escritura Sagrada)
Buddhi-ioga – conexão com o Senhor por meio da inteligência purificada no processo de bhakti-ioga.
Chaitanya Charitamrita (Sri) – passatempos biográficos e ontologia de Sri Chaitanya Mahaprabhu, compilado por Srila Krishnadasa Kaviraja Goswami
Chandra – o semideus da lua
Dasya – relacionamento de servidão ao Senhor Supremo.
Deuses, semideuses – seres celestiais.
Devaki – mãe de Krishna em Mathura; nos passatempos de Krishna figura como sua mãe verdadeira.
Dhama – morada sagrada do Senhor Supremo.
Dharma – religião, dever, natureza.
Dhyana – meditação.
Draupadi – filha de Drupada e esposa dos Pandavas.
Ekadasi – dia de jejum no décimo primeiro dia depois da lua cheia e da lua nova.
Ghandharva – cantor ou músico celestial.
Gaudiya Sampradaya – sucessão divina de mestres na linha de Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Gauranga (Sri) – o dourado Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Gayatri – mantra sagrado cantado pelos brahmanas, um verso védico de métrica perfeita; que encerra e inícia o princípio da criação material; e o Conhecimento Divino mais íntimo e confidencial da Divindade no seu aspecto Bhagavam... Etc.
Goswami – asceta de sentidos controlados. 
Govinda (Sri) – o Senhor Krishna: o objetivo dos Vedas, o Senhor das vacas, da Terra e dos sentidos; pastor da vacas.
Grihasta – chefe de família
Guhya-guhyatara-guhyatama – oculto, mais oculto e muito oculto – aplicado ao Bhagavad-Gita, relaciona-se ao Brahmam, Paramatma e Bhagavan respectivamente. Sarva-Guhyatama, a mais oculta de todas as verdades ocultas, refere-se à rendição exclusiva so Senhor Krishna (18.66)
Guna – qualidade, modalidade, modo (da natureza material),corda.
Guru, gurudeva – mestre espiritual.
Hanumam – o mais devotado servidor leal do Senhor Ramachandra (em dasya-rasa)
Hiranyagarbha – o Senhor Brahma
Hladini-shakti – Srimati Radharani, a potência do êxtase divino do Senhor Supremo.
Ikshvaku – rei da dinastia solar e filho de Vaivasvata Manu.
Indra- semideus que ocoupa a posição de rei do plano celestial (dentro das fronteiras do universo mundano).
Ioga – (i)ligar, unir, conectar; (ii) caminho, curso, meio,modo; (iii) ashtanga-yoga; (iv) o caminho de conexão com a Divindadade e que consiste dos estágios: nishkama, karma-ioga, jñana-ioga, dhyana-ioga e bhakti-ioga. Geralmente, a karma-ioga é praticada pelos elevacionistas e jñana-ioga pelos liberalistas. Ambas levam à realização da alma ou à relização do Brahmam, como também o faz a prática da meditação abstrata. Em seu estágio mais elevado, com a introdução da bhakti-ioga, a dhyana-ioga leva à realização do Paramatma. Ao obeter sadhu-sanga e sukriti, o iogue chega a bhakti-ioga que é o estágio mais elevado, desde que somente por meio da bhakti-ioga, pode alcançar a Suprema Personalidade de Deus, Bhagavam, Sri Krishna. Independente de nossa posição na escada da ioga, quando o aspirante chega a bhakti-ioga, imediatamente ultrapassa todos os demais degraus da ioga (ou ainda mesmo que o caminho de bhakti, venha ser seu estágio inicial dentre os diferentes processoa de ioga – ou seja bhakti-ioga é Suprema...). Esta é conclusão perfeita do Srimad-Bhagavad-Gita, do Srimad Bhagavatam, do Sri Chaitanya Charitamrita e de todas as escrituras autorizadas pelo teísmo pleno.
Jaganatha-Puri – cidade sagradaem Orissa, nordeste da Índia, onde o Senhor Krishna é adorado em Sua forma do Senhor Jaganatha, o Senhor do Universo. Ontologicamente idêntica a Dwaraka.
Jiva Goswami (Srila) – um dos grandes apóstolos de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Incansalvelmente provou em seus escritos a super-excelência da concepção de Krishna, segundo a autoridade das Escrituras Reveladas.
Jiva, Jivatma – a alma, o ser
Jñana – conhecimento; conhecimento do Brahman; mais especificamente conecimento da onipotente supremacia do Senhor Supremo; ainda mais especificamente: conhecimento que os devotos tem em seu realcionamento divino com o Senhor (sambhandha-jñana).
Jñana-sunya-bhakti – devoção sem cálculos, ou atração pelo Senhor e Seu serviço devido à afinidade e gosto naturais.
Jñana-ioga – método de tentar conectar-se a Divindade por meio do conhecimento. Se não for o sambhandha-jñana completo levará, levará apenas ao monismo.
Jñani – erudito.
Kali-yuga – era de querela, a era atual. A presente era de Kali teve ínicio na 28ª chatur-yuga de Vaivasvata-Manu (há cerca de 5.000 anos). A batalha de Kurukshetra deu-se nessa ocasião.
Karanarnavasayi Vishnu – Karanarnavasayi Vishnu, Maha-Vishnu. Expansão plenária do Senhor Krishna com quatro braços e de cujos poros emanam incontáveis universos.
Karma – ação mundana; boas ou más ações realizadas para o próprio prazer; ação fruitiva; dever moral; a conseuqência dos atos realizados nesta vida ou na vida passada.
Karma-kanda – seção do Vedas que externamente advoga os ritos sacrificiais e cerimoniais que levam à piedade e aos céus.
Karma-ioga – metodo de se tentar conectar com a Divindade enquanto se satisfazem os deveres mundanos, o caminho do dever.
Karmi – trabalhador fruitivo ; religiosos fruitivo; pessoa ativa
Kaunteya – Arjuna o filho de Kunti.
Kauravas – os filhos de Dritarashtra, ou qualquer descendente de Kuru.
Kevala-bhakti – ananya-bhakti
Kirtana – cantar ou narrar as glórias do Senhor.
Krishna (Sri) – o Supremo Senhor Todo-Atraente; a Realidade, o Belo; o Senhor do amor.
Krishna-katha – narrativas transcendentais a respeito de Krishna.
Kshatriya – guerreiro. 
Kshetrajña – o conhecedor da esfera da ação: (i) a alma (ii) a Superalma
Kuru – (i) local próximo a Delhi, (ii) os reis da região.
Kurukshetra – uma planície sagrada próxima a Delhi e cenário da grande guerra entre os Kauravas eos Pandavas.
Lila – passatempos divinos.
Loka – planeta; plano de vida.
Madhura (rasa) – a mais elevada forma de relacionamento divino com o Senhor; relacionamento de amante.
Madhusudana – Krishna, o destruidor do demônio Madhu.
Mahabharata – grande escritura que descreve a saga dos Kauravas e dos Pandavas, escrita por Sri Vyasadeva em dezoito parvas ou cantos.
Mantra – cântico sagrado.
Mayapura – região sagrada dentro da cidade de Navadwipa, na Bengala Ocidental, onde se localiza o local sagrado de nascimento do Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Nanda Maharaja – o pai de Krishna em Vrindavana-lila
Narayana – expansão plenária e majestosa de Krishna com quatro braços, adorado com reverência e sob estrita orientação espiritual (vaidhi bhakti).
Navadwipa (Dhama) – a morada sagrada do lila de Sri Chaitanya Mahaprabhu misericordiosamente manifesta neste plano na Bengala Ocidental. (Pronuncia-se 'Navaduipa').
Nimai – nome de Sri Chaitanya Mahaprabhu, devido a ter nascido sob uma árvore nim. 
Om, Omkara – representação sonora monossílábica da Verdade Absoluta.
Pañcha, maha-yajña – os cinco tipo de sacrifícios diários realizados pelos brahmanas conforme mencionado no Manusamhita: (i) Brahma-yajña – estudo dos Vedas; (ii) Priti-yajña – oblações oferecidas aos ancestrais; (iii) Deva-yajña – oferenda de manteiga clarificada aos deuses atráves do sacrífício védico do fogo; (iv) Bhuta-yajña – oferenda de alimentaos a outros seres vivos; (v) Nr-yajña – oferecer honra aos convidados.
Pañcha-suna – cinco tipo de atividades pecaminosas cometidas num lar ao inadvetidamente matar seres por meio de: (i) cozinhar; (ii) moer (especiarias, etc); (iii) varrer (limpar); (iv) debulhar grãos e (v) lavar.
Pandavas – os filhos de Pandu: Yudhishtira, Bhima, Arjuna, Nakula e Sahadeva.
Parabrahman – o Senhor Supreno, superior ao Brahman.
Paramatma – Kshirodakasayi Vishnu, o aspecto do Senhor Supremo presente nos corações de todas as entidades vivas.
Parasurama – encarnação do Senhor Supremo que castigou os kshatriyas com Seu machado.
Patanjala – o sistema de ioga proposto por Patanjali
Prayojana – meta 
Prema – amor divino por Krishna.
Prema-bhakti – serviço devocional realizado por amor.
Prita – Kunti
Radharani (Srimati) – a Suprema Contraparte Predominada, sendo o Senhor Krishna a Suprema contraparte Predominadora.
Raga-marga – o caminho do amor divino; a devoção acima das injunções escriturais.
Rajo-guna – o modo material da paixão.
Rasa-lila – dança divina do amor, entre o Senhor Krishna e as Gopis de Vrindavana.
Rishis – grandes sábios divinos e videntes da concepão védica.
Rupa Goswami (Srila) – associado eterno de Sri Chaitanya Mahaprabhu, reconhecido na Gaudiya Sampradaya como o acharya do princípio de abhideya.
Sacidevi (Srimati) – a mãe divina do Senhor Chaitanya Mahaprabhu.
Sadhana – prática por meio da qual se pode alcançar uma meta almejada.
Sadhu-sanga – associação devocional de santos genuínos, sem a qual não se pode entrar no caminho da devoção pura.
Sakhya (rasa) – amizade divina com o Senhor.
Sanjaya – o quadrigário de Dhritarashtra.
Sankhya – conhecimento que revela a natureza da alma; as escrituras Vedanta que educam sobre a verdade essencial.
Sankirtana – canto congregacional do Santo Nome do Senhor Krishna.
Sannyasa – renúncia.
Sannyasi – renunciante
Santa (rasa) – tranquilidade divina.
Sattva-guna – modo da bondade – principal entre os modos da natureza material.
Satyaloka – o planeta do Senhor Brahma.
Shiva (Senhor) – semideus do modo da ignorância e da destruição universal.
Smaranam - lembrança devocional do Senhor.
Smriti – escritura da lei religiosa, encabeçada pelo Manu-smriti ou Manu-samhita .
Sraddha – fé devocional.
Sravanam – ouvir devocionalmente as glórias do Senhor.
Srimad Bhagavatam (Maha-purana) – grande escritura plenamente teísta – trata-se do comentário feito pelo próprio Srila Vyasadeva sobre o vedanta. 
Sruti – os Vedas.
Sudra – trabalhador.
Sukriti – mérito devocional acumulado com consciência (jñata) ou sem consciência (ajñata); pré requisito para obeter sraddha.
Syamasundara – o Senhor Krishna de características humanas encantadoras e belas e cujo corpo tem o suave matiz escuro de uma nuvem carregada de chuva.
Tamo-guna – o modo material da ignorância.
Upanishads – seção dos Vedas (considerada como sua jóia principal) que apresenta o conehcimento do Espírito Supremo; Vedanta.
Vaikuntha – planetas do mundo espiritual (transcendentais aos planetas celestiais, ao Viraja e ao Brahmaloka). Nos planetas Vaikuntha, o Senhor é adorado em Suas expansões de Narayana de quatro braços com respeito e veneração.
Vaishnava – o devoto do Senhor Supremo.
Vaisya – fazendeiro, comerciante.
Vaitarani – rio do inferno ou rio da morte. Aqueles que estão destinados a sofrer no inferno caem primeiramente neste rio.
Vanaprasta – a ordem de vida aposentada, aceita após a vida matrimonial.
Varnashrama (daiva) – sistema sócio-religioso centrado em Deus que consiste de quatro varnas (brahmana, kshatriya, vaisya e sudra) e quatro ashramas (brahmacarya, grihasthya, vanaprastha e sannyasa). Quando o sistema se perverte pelas tendências ateístas é conhecido como asura-varnashrama.
Varuna – semideus do oceano e da região ocidental. 
Vasudeva – pai do Senhor Sri Krishna quando ele aparece em Mathura.
Vasudeva – Krishna como o filho de Vasudeva.
Vatsalya (rasa) – parentesco divino com o Senhor.
Veda – (i) conhecimento (ii) as escrituras sagradas (Rig, Yajur, Sama, Atharva Vedas) que emanaram diretamente do Senhor Supremo e que ensinam religião e conehcimento sobre o Espírito Supremo.
Vedanta – a conclusão dos Vedas; os Upanishads.
Vedanta-sutra – os aforismos da filosofia Vedanta compilado por Srila Vyasadeva.
Vedavyasa – o grandioso e eterno sábio empoderado pelo Senhor Supremo para compilar os Vedas, Puranas, Mahabharata, Vedanta-Sutra, Srimad Bahgavata, etc.
Vibhuti – (i) onipotência, majestade, dignidade, poder; (ii) expansão (iii) grandes riquezas, tesouro.
Vijñana – ciência; conhecimento vivenciado; percepção divina super-excelente.
Viraja – rio da passividade logo acima da agitação material e logo abaixo do Brahman.
Vishnu – o Senhor Supremo onipenetrante – (i) as expansões plenárias de quatro braços do Senhor Krishna que presidem cada um dos inúmeros planetas Vaikuntha situados no Mundo Espiritual, acima do Brahman impessoal: (ii) Karanarnavasayi Vishnu ou Maha-Vishnu; (iii) Garbhodakasayi Vishnu, que se expande de Maha-Vishnu e entra em cada universo; (iv) Kshirodakasayi Vishnu, que se expande de Garbhodakasayi Vishnu e entra nos corações de cada ser vivo como a Superalma e mantém o universo por meio do modo da baondade.
Vraja, Vrindavana (Dhama) – a morada suprema do Senhor Sri Krishna. A morada suprema na região divina, conhecida como Goloka Vrindavana e que se situa logo acima dos planetas Vaikuntha; manifesta-se neste plano como (Gokula) Vrindavana no distrito de Mathura, no estado de Uttar Pradesh, ao norte da Índia.
Vyasadeva – Vedavyasa.
Yasoda – mãe do Senhor \Krishna em Vrindavana-lila.
Yoga-maya – a potência interna ou a doce vontade do Senhor Supremo.
Yudhishthira – o mais velho entre os Pandavas e herdeiro natural do trono; tornou-se o rei 
após a derrota dos Kauravas na batalha de Kurukshetra.
Yuga – uma era do mundo. As quatro yugas são: Krita ou Satya, Tetra, Dvapara e Kali, sendo que cada uam dura respectivemente: 1.728.000, 1.296.000, 864.000 e 432.000 anos. São ainda conhecidas como a a era de ouro, a era de prata, a era de cobre e a era de ferro, no que se refere à correspondente deteriorização moral e religiosa. As quatro yugas compõem uma chaturyuga.
Yukta-vairagya – abnegação interna ou renúncia em devoção – desapego automático do mundano, obtida pelo devoto que se ocupa no serviço a Hrishikesa, o Senhor dos sentidos de todos os seres vivos.