A REALIDADE...

AUTOCRATA, DÉSPOTA E MENTIROSO
Deus não é um rei constitucional, mas Ele é um autocrata.
Trabalhar para um autocrata é a posição mais elevada de sacrifício.
Que grau de abnegação e coragem é necessário para
trabalhar para um autocrata, um déspota, um mentiroso que
está acima de tudo? Não apenas isto, Sua posição normal é esta.
Não se trata de um temperamento temporário, mas de Sua
eterna natureza inferior.
Krishna é um autocrata porque a lei emana dEle. Um
autocrata está acima da lei. Quando há muitos, há necessidade
de lei; quando há apenas um, não há necessidade de lei. Krishna
é um déspota, mas Ele é o bem absoluto. Se houver algum
impedimento ao Seu despotismo, o mundo será o perdedor. A
bondade deve ter o Seu pleno fluxo. Isto é mau? Pode haver
alguma objeção a isto? A bondade deve ter Sua liberdade de
fluir para toda e qualquer parte. Se dizemos que Deus é o bem
absoluto, então o que perdemos ao dar autocracia a Ele? Deve a
autocracia estar com os ignorantes e tolos? Não. O bem absoluto
deve ter plena autocracia. Não é que a lei atará Suas mãos.
Assim seremos perdedores. Krishna é um mentiroso, para nos
persuadir, porque não podemos entender toda a verdade. Então,
para nos instigar a gradualmente chegarmos à verdade, Ele se
tornou um mentiroso.
A primeira coisa a entender é que Ele é todo-bondade;
assim, tudo que emana dEle não pode ser nada além de bom.
Qualquer defeito vem da nossa parte. Somos usurpadores. Ele
não é um usurpador. Mas Ele mostra isso como Sua brincadeira,
lÈla. Tudo pertence a Ele, assim não há falsidade. Quando Ele
diz, “Haja luz”, há luz: “Haja água”, há água. Se Ele tem tal
poder potencial, pode existir alguma falsidade nEle?
Temos de nos sacrificar por Krishna, porque Ele é o bem absoluto
e beleza e amor. Fé e ausência de egoísmo são necessários
em um grau muito elevado. Se aceitamos a consciência de
Krishna como nosso ideal mais elevado, então é necessário muito
sacrifício, mas sacrifício significa vida: “Morrer para Viver.”
Não há perda por causa do sacrifício. Ao nos doarmos, podemos
apenas ganhar.
Assim, kirtana, ou pregação, é aceito como o meio para o
fim. Existem muitos meios pelos quais podemos nos aproximar
das almas deste mundo com kirtana: através da aproximação
direta, através de livros e executando sankirtana, o canto
congregacional do Santo Nome. Ajudando os outros ajudamos
a nós mesmos: nossa própria fortuna e nossa própria fé. Não
apenas outros se beneficiarão com a prática de kirtana, mas
também nos beneficiaremos eternamente.


Jaya Sua Divina Graça Srila B.R. Sridhar Dev-Goswami Maharaja







Nota do Editor do blog: Apesar de no momento minha propensão é maior ao bhajana (devido minha própria conclusão interna), quero que o verdadeiro sankirttan, imbuído de um preceito de subjetividade no Amor por Sri Govinda Maharaja, Gauranda Sundar e Radha-Govinda seja sempre vitorioso...