Capítulo 11 O Bhagavad Gita Subjetivo parte 2

       Do livro "Evolução Subjetiva da Consciência" de Srila B.R. Sridhara Maharaja



      Na sociedade, existe o papel do esposo legal, ou pati, existe o amante ou upapati. As gopis não consideram Krishna como seu esposo legalmente casado, mas como o mestre, como o Senhor de seus corações.
      Aqui Krishna diz: "Eu inspiro aqueles que constantemente se ocupam em serviço devocional a virem a Mim". Que tipo de devoto de Krishna inspira aqui? Aqueles que são ramanti, o grupo mais elevado de devotos, aqueles que se relacionam a Ele conjulgalmente, em plena rasa, mukhya rasa. Krishna diz aqui: "Eu os inspiro a vir a Mim, considerando-me como um amante, upapati". Krishna está dizendo, bhajatam pritipurvakam: isso significa prema, que geralemente se encontra em madhura-rasa, na relação conjugal. De modo que o significado deste verso é que Krishna inspira aqueles que estão numa relação conjugal, a vir a Ele, vendo-O como amante, upapati. E como é que eles vêm até Ele? Ele os inspira a vir até Ele sem nenhuma consideração pelas exigências sociais ou escrituras. E, assim inspiradas internamente por Ele, atravessando a linha das normas sociais e escriturais e até mesmo fraudando seus próprios esposos, as gopis se unem a Krishna numa relação conjugal de amantes (parakiya).

...