A Líder do Brasil - Srimati Rohini Devi

 Quando cheguei no até então apenas, Krishna Shakti Ashram; buscando a conexão com Srila Govinda Maharaja, e tendo chegado 15 dias antes da chegada dele (essa parte conto em Sobre Mim), nem imaginava quem era Regina Shakti. Na verdade, eu sempre levei mais em conta desde o começo quem era e viria a ser a devota que comandava aquele local; tão lindo, mas tão lindo em minha primeira impressão... Na verdade cada vez mais lindo.



Pois bem! Com o passar do tempo, de dias de quando cheguei até hoje; percebo quem é Regina Shakti. Na verdade estou me referindo assim; porque num paradigma de escritor; vejo que Regina Shakti, serve a Srimati Rohini Shakti Didi. Na verdade diferentes nomes, para uma mesma potência divina. Que acho que já era desde o seu nascimento, mas que realmente tomou ou se tornou uma potência plena; quando em 1982 ou 83; não sei bem ao certo; ela foi conectada a Consciência de Krishna por Sua Divina Graça Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaja (Srila Guru Maharaja); o excelso Fundador-Acharya da Missão (como pode ser apreciado em página dEle em Menu Principal). Pois bem; com tantos anos de convivência a gente fica sabendo de algumas histórias; por ela e por outros devotos e amigos dela que a conhecem há muitos mais anos que eu.

Sei que ela estava, em uma ocasião morando nos Estados Unidos. No Brasil já era reconhecida nos meios do yoga. Sendo muito procurada e reverenciada, e Presidente do Instituto de Yoga de São Paulo, que funcionou por cerca de 25 anos num mesmo endereço... Com a indicação de um amigo que dizia que ela precisava de um Mestre... Ela seguiu as orientações dele; e direto dos Estados Unidos; acabou chegando ao Sri Chaitanya Saraswat Math – Navadwipa-Índia. Uma parte antes de continuar é que Sripad Tapasvi Maharaja, veio a ser o precursor da Missão no Brasil, também no inicio dos anos 80, traduzindo e editando livros. Palestrando e tantos outros serviços. No entanto, Srimati Rohini Shakti; veio a conhece-lo depois, oportunamente aqui no Brasil... Mas história aí é outra.

Srila Govinda Maharaja; desde pouco depois de sua chegada na Missão em 1947, era o administrador geral do Math e de todas as suas extensões e/ou filiações no mundo todo. Todos já sabiam que ele viria a ser o Sucessor de Srila Guru Maharaja. Soube que ele pessoalmente cuidava dos estrangeiros, coordenando os serviços; e sendo Srila Guru Maharaja mais recluso para as pessoas em geral que se encontravam lá. O contato principal era mesmo com Srila Govinda Maharaja. Tendo observado Srimati Rohini dd., limpando exaustivamente, não só o quarto dela, mas todos os outros, providenciando baldes e lavando todos os banheiros; e um tanto brava; dizendo: “como é possível viver nessa bagunça”... E dizendo que iria embora, etc... Mas varria tudo, todos os dias, colocava as coisas no sol, convocava outros devotos aos serviço (risos). É eu sei como é isso.

Foi então que Srila Govinda Maharaja, satisfeito com o serviço abnegado dela; começou cantar suas glórias para Srila Guru Maharaja... Sei que em poucos dias ela teve um contato direto com Srila Guru Maharaja; e como ela mesma diz: “nunca vi nada mais lindo em toda a minha vida, até hoje nunca vi nada mais lindo, e não verei...” É emocionante ouvi-la contar de suas realizações sobre Srila Guru Maharaja. Pois bem; obviamente ela foi iniciada por Srila Guru Maharaja; e recebeu o nome de Rohini Shakti Devi Didi. Seu coração estava tomado pelo júbilo e uma certa insanidade. Ela que decidira a dias antes ir embora do Ashram por causa da desorganização e sujeira nos quartos dos devotos; resolveu que nunca mais iria embora... Que aquele seria o lugar de o resto de sua vida, até depois da morte...

Sei, que excluindo algumas poucas servas indianas de Srila Guru Maharaja; ela foi uma das poucas devotas mulheres ocidentais, que obteve o 'darshan' (palavra, encontro), com Srila Guru Maharaja em seu quarto. Ele estava já muito velho, e recostado em sua cama; e também motivado por Srila Govinda Maharaja; ele mandou chamá-la. Não tenho certeza se o assunto foi o que descreverei; mas isso também aconteceu. Ele pediu a ela que retornasse ao Brasil, pois ela precisava cuidar do Ashram aqui... Poderíamos ficar estupefatos, se imaginar que se tratava de seu Instituto de Yoga. Mas ali por incontáveis vezes se promovia o cantar dos Santos Nomes e o Sat-Sanga, que reunia mais de uma nove dezenas de pessoas; e só porque não cabia mais ninguém...

Mas em meu parco entendimento; ele falava do que hoje é a Sede da Missão no Brasil. Que junto com Sripad Trivikram Maharaja; foi idealizado, executado e também mantido por eles; hoje com um pouco da ajuda da comunidade.

Ela sempre foi muito querida; desde seus primeiros dias la´na década de 80; por Srila Govinda Maharaja; que veio a ser seu Gurudeva adorável quando ele assumiu a posição de Acharya da Missão... Na verdade a identidade da relação deles dois, vejo como transcendentais a minha especulação. O que sei é que ele sempre a teve em alta consideração; a colocando sempre como líder no Brasil, e a administradora do Ashram (Sede da Missão no Brasil). Por algum tempo; tenho notícias que tenha sido a única mulher que fez isso na Missão; foi ritwik (representante) de Srila Govinda Maharaja; podendo iniciar discípulos em seu nome. Foram quase uma centena deles; e muitos são servidores importantes do Ashram e da Missão toda. Prestando serviço de diversas maneiras, num humor correto de nossa linha desde que foram iniciados... Isso tudo se deve a potência que ela não não tem. Mas que ela é... Tenho a graça de conhecê-la e pertencer ao círculo de seus afetos, que tendo um grande coração cabe muita gente. Mas temos uma história especial de filho e mãe... Ela foi ritwik de Srila Govinda Maharaja; junto com Sripad Tapasvi Maharaja no Brasil; até que Ananga Krishna Prabhu se tornasse um sannyasi da Missão, e como Swami recebido o nome de Bhakti Vijay Trivikram Maharaja...



Eu costumo chamá-la de tutora do Ashram, porque assim o é. O Presidente Institucional é Sripad Trivikram Maharaja. Mas é ela quem cuida do Ashram em cada detalhe. Muitas vezes Maharaja, propõe e executa muitas coisas também. Mas Rohini Shakti dd., através de sua natureza de trabalho e garra insuperáveis e imensuráveis, e com o nome que fez como Mestra de Yoga, e sendo o Krishna Shakti Ashram; a parte que ajuda manter o tudo e a todos... Ela articula tudo isso. Cuidando de toda parte funcional. Com funcionários, manutenção de todas as dependências, em especial o Templo. Cuidando também dos devotos residentes, sempre preocupada se está faltando alguma coisa qualquer, um fio dental, cobertores e etc. Cuidando para que em cada Festival Devocioanl não falte acomodação confortável e prasada (alimento consagrado a Deus) para todos e etc. Quem conhece o Ashram vai perceber; em meu mal cálculo por causa de um curso de desenho arquitetônico inacabado; um jardim maravilhoso de plantas e árvores sobre um tapete de talvez 35000m². Tudo sempre bem cuidado por ela. Várias árvores frutíferas, lagos e pracinhas, a piscina de pedras... Não é só questão de delegar, é ir lá fazer mesmo; ver se tá sendo feito tudo certinho, e se tá bonito e funcional etc, etc. Isso é digno de quem é considerada, uma das lideranças mundiais de toda a Missão. Foi considerada assim por todos os três Guru-Acharya da Missão: Srila Guru Maharaja, Srila Govinda Maharaja, e agora vem sendo com Srila Acharya Maharaja; que esteve no Brasil em junho/julho de 2010; e ficou encantado com o serviço perfeito e liderança dela. É com certeza a principal líder mulher no Brasil, se é que existe outra, que eu pessoalmente considere. Acho até que começa a despontar outras, mas... Pois quem começa a despontar agora, deveria saber que há quase 30 anos, essa personalidade, de caráter forte e amoroso; encantou Srila Govinda Maharaja e Srila Guru Maharaja... E tudo que ela já produziu para a Missão, não só no Ashram de Campos do Jordão; mas em vários outros do Brasil e de outros países; só aguardando um livro volumoso para descrever... Isso é tudo é verdade. Verdade mesmo!!! Ela é uma serva irrepreensível, dizer que é única é característico de quem permeia esse caminho personalista. Talvez seria melhor dizer; a única que jamais será superada no serviço abnegado a seu “mais lindo do mundo...” Srila Guru Maharaja, e os Sucessores Acharya depois dele. Garanto que essa não é só minha opinião!

Bem. Sempre que eu falo dessas personalidades, acaba deixando de ser um perfil simples como deveria ser. Assim talvez:

Srimati Rohini Shakti Devi; iniciada em 1982 por Sua Divina Graça Srila B. R. Sridhar Maharaja. Tendo o servido de diversas maneiras desde então.
Idealizou em 1992/93 o Krishna Shakti Ashram, junto com Sripad Trivikram Maharaja; o que veio a se tornar mais tarde a Sede da Missão no Brasil.
Sendo portanto devota a tantos anos; desenvolveu também uma liderança natural; sempre a principal líder mulher no Brasil em atividade; estando entre as lideranças masculinas e femininas da Missão Sri Chaitanya Saraswat Math do mundo todo.
Hoje dirige o Krishna Shakti Ashram e a Sede da Missão no Brasil o: Sri Chaitanya Sridhar Govinda Seva Ashram – em Campos do Jordão-SP. Junto com Sripad B.V. Trivikram Maharaja; sendo ela a tutora e administradora estabelecida.

Bom. Ainda bem que eu escrevi todo o conteúdo a mais acima deste último parágrado. Pois eu mesmo gostaria de vê-la satisfeita com minhas palavras. Eu me considero um aleijado incompetente por não estar em sua companhia. E um eterno devedor de sua magnanimidade para com esse insignificante ser. Ao menos como devedor um dia terei que sanar esta dívida; sendo assim que isso perpetue, para que eu possa ter a graça, de ter que nascer, onde ela manifestar sua forma. Assim também estará tudo garantido novamente; ou seja; Consciência de Krishna... Todas as glórias, todas as glórias a Srimati Rohini Shakti Devi; que por misericórdia permite que outros também façam serviços a Sri Guru-Gauranga; quando na verdade ela seria capaz de fazer tudo sozinha, e ainda convidar todos para a festa... Meus dandavat pranam a ela. Sinceramente,
Lochanananda das