A Sede da Missão no Brasil

O Esplendoroso; e a Pérola de acesso à Morada Transcendental; por Sua Beleza e Charme sem iguais... O Mosteiro e morada do serviço devocional abnegado, o muito querido Seva Ashram; entre tantos em todo o mundo; de Sua Divina Graça Srila Govinda Maharaja...

SRI CHAITANYA SRIDHAR GOVINDA SEVA ASHRAM – Campos do Jordão - Brasil



A Sede da Missão é o Sri Chaitanya Sridhar Govinda Seva Ashram. Localizado,num maravilhoso vale em Campos do Jordão, e rodeado por uma linda floresta, e ainda regado a água mineral. Ali mora a Divindade Sagrada de Sri Gauranga Sundar Mahaprabhu; que é adorada com felicidade e cuidado pelos devotos abnegados que ali moram, moraram ou ainda vão morar. Ou que ainda convivem diretamente ali por ter suas residências próximas. Tendo como Presidente -Sevaita Acharya Srila Bhakti Vijay Trivikram Maharaja; e como vice-presidente Srimati Rohini Shakti Devi. Sendo esta na verdade a 'tutora' e diretora administrativa do Ashram todo. Mas falar dela será uma questão à parte.

Lembro que quando lá cheguei, cerca de 15 dias antes; que chegasse Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja; para Sua segunda visita divina ao Brasil; isso era agosto de 1998; e Gurudeva chegou no dia 13 de setembro de 1998. Lá que antes havia sido escolhido e cedido por Srimati Rohini Devi., e o hoje Srila Trivikram Maharaja. Bem não falarei novamente, como me iniciei etc. Quando na verdade gostaria de dizer, de como foi tomando forma naqueles dias, o nascimento da Sede da Missão no Brasil.

Sempre com o desejo de que ali fosse um Ashram (local apropriado para práticas espirituais...); Srila Trivikram Maharaja, ainda recém casado com Srimati Rohini Devi., onde ainda ele tinha um nome que não o de monge; propôs em determinado momento isso (a criação de um Ashram aproveitando as terras da família); e rapidamente ela pegou uma enxada e começou a carpir, e visualizando: "ali será o templo, ali a cozinha, ali os chalés, ali um deck...". Enfim. Desde de 1992/93 em que tudo começou; sendo Rohini DD., conhecida como Regina Shakti (famosa mestra de yoga, uma das mais conceituadas do Brasil e reconhecida internacionalmente); fizera ali um Ashram de Yoga, para seus alunos e amigos; até que se pudesse saber os rumos a tomar; dentro de uma história que me reservo agora, para se tornar mais interessante, saber mais tarde.
Em 1998, quando cheguei, havia sido o ano em que o casal se transferiu de morada e tudo para o Ashram; ela tendo mantido uma Instituto de Yoga, por 25 anos com muito sucesso no bairro de Higienópolis em São Paulo... O Krishna Shakti Ashram (nome do Ashram como escola de yoga e pousada...), foi categoricamente o primeiro Ashram, a ser aberto para o público em comum; mais ou menos nos moldes que ainda é hoje. As pessoas escolhem um pacote de investimento; vão; se hospedam, tem aulas de yoga diariamente, 3 refeições diárias, caminhada, etc. Além de poderem descobrir cada cantinho, lagos e pracinhas, e muito mais. E participar das atividades do Mosteiro e no Templo; sendo obviamente essa a razão principal para quem ali serve devocionalmente...

Pois então. Havia certa ansiedade naqueles dias. Srila Govinda Maharaja estava muito feliz com o local. Estavam vindo devotos de todo o Brasil e Américas; ter o seu darshan. E se pensava até então; que ali estava apenas servindo ao propósito da vinda de Sri Gurudeva, e que depois tudo voltaria ao normal. Ouvi dizer então de palavras de Gurudeva assim: “Mahaprabhu não poderá ficar aqui?” (pois na época a Divindade veio para o Festival, e depois deveria voltar onde era adorada de forma caseira e inadequada, isso não vem ao caso); “Ele está tão feliz aqui... Mahaprabhu veio aqui para tomar posse, tudo aqui agora pertence a Ele...”. Ele também manisfestou: “Este Ashram de Srimati Rohini Shakti Didi e de Sripad Ananga Krishna Prabhu (nome de Trivikram Maharaja antes de se tornar sannyasi); é o Centro da Missão no Brasil, sendo na verdade minha Missão no Brasil...”. Isso lembro, causou uma comoção geral. Ninguém entendia bem o que estava acontecendo. Mesmo Rohini Devi ficou muito atônita de certa maneira. Então humildemente, ela e Srila Trivikram Maharaja, o questionaram se Ele desejaria então que se parasse com as atividades com o yoga e a hospedagem; e Ele disse que não era necessário, pois isso poderia elevar o padrão de pregação da Missão em um nível mais refinado...O que testemunhei como verdade. Vi uma ou duas centenas de inciados lá, vindos de um primeiro contato através da hospedagem ou do yoga e do nome de Regina Shakti, dezenas deles se tornaram devotos muito bons. Ele apenas advertiu sobre algo em relação ao yoga; alguns anos mais tarde Ele deu um nome para a linha de yoga dela – sedo um Mestre da Concepção Absoluta em nada implica essa inclinação – Sri Chaitanya Yoga Ashram... Que é o departamento de yoga dentro do Krishna Shakti Ashram; onde funciona junto e em colaboração ao Mosteiro Sri Chaitanya Sridhar Govinda Seva Ashram; para todos os efeitos, o nome e a Sede física da Missão Brasil. Sendo o orgão de representação absoluta do Sri Chaitanya Saraswat Math (Navadwipa-Índia); e de Seu Presidente-Acharya Mundial; no Brasil. E ainda por ter Srila Trivikram Maharaja e Srimati Rohini Shakti Devi; as duas maiores lideranças vivas da Missão Brasil; como seus diretores e tutores vitalícios...

O Sri Chaitanya Sridhar Govinda Seva Ashram; sempre foi o abrigo dos devotos seguidores da Missão SCSMath; de todo o Brasil e do mundo. Também de todas as almas sinceras que ali buscam abrigo e amparo espiritual na linha do Sri Chaitanya Saraswat Math de Sri Sri Govinda-Sridhar... Assim servindo adequadamente a Missão dentro dos preceitos dela.



Os Festivais comemorativos de dias sagrados de nosso calendário, sempre são repletos de devotos em serviço que aparecem de toda parte. Eu já estive (sempre quando morando) presente em muitos deles; que se não emocionava pela devoção (não me julgando um devoto); emocionava de qualquer forma. Tudo sempre movimentado; os devotos disputando os serviços alegremente; e tudo sempre culminando na presença no Templo as 18h, para o Sankirtana do Senhor Gauranga. Todos ali cantavam (cantam) alegremente. E cantam a cada Festival... Em outros horários; em que também se canta; há uma especial referência aos estudos das escrituras e/ou palestras... Quando acontece de ser final de semana; são dias de associação santa. Vem mais devotos de todas as partes; e tudo fica ainda mais pleno de devoção. Assim também os devotos compartilham da prasada; alimento anteriormente consagrado ao Senhor, que deixa de ser um alimento comum para ser um alimento também espiritual...

Ao passar dos anos Sri Gurudeva, sempre vinha com algumas máximas sobre o Ashram.
Declarando uma vez, que lá se tratava de Gupta-Govardhana; a colina de Govardha Oculta... Mas esse não é uma assunto para agora, e é tão elevado; que sou incapaz de desenvolvê-lo apropriadamente.



Todas as glórias a esse charmoso e magnificente Ashram. O Rei de todos os Ashrams no Brasil, com certeza; figurando como um dos mais importantes do mundo. Todas as glórias a este Sri Chaitanya Sridhar Govinda Seva Ashram; a morada mesma da bem aventurança, sendo declarado como Gupta-Govardhana, dos próprios lábios de lótus de Sua Divina Graça Srila Govinda Maharaja. Lá onde a mais pura água nasce nas montanhas, e rega toda a gente ali de saúde também espiritual; pois se trata de Gupta-Govardhana. Todas as glórias, todas as glórias. Encravada como uma joia numa propriedade de floresta de mais de 70 alqueires; a parte do Seva Ashram, brilha e ofusca a visão de quem o consegue ver de fora. Entrando lá dentro; aqueles que estão acostumados a viver com os olhos da fé, percebem que ali na verdade; não é apenas um portal para o Mundo Espiritual; mas que também é infinito em todas as concepções possíveis e impossíveis; e ainda por ser a sagrada morada do Supremo Senhor Sri Gauranga Sundar Mahaprabhu, acompanhado por Sri Giridhari e Sri Gupta-Govardhana, também de Sri Gopalajiu, e obviamente de todo o sagrado Sri Guru-Parampara. Ali também se recebe a proteção espiritual especial de Sri Sada-Shiva Gandadhar. Se cada um desses nomes fossem desdobrados aqui; eu coitado; morreria sem sequer conseguir prefaciar, sobre o primeiro Deles; e todos os outros em todos os textos deste Blog. Mais uma vez todas as glórias e repetidas vezes ao Rei de todos os Ashram do Brasil: Sri Chaitanya Sridhar Govinda Seva Ashram, em quem me abriguei por muitos anos. E todas as glórias a Srila Trivikram Maharaja e Srimati Rohini Shakti Devi; os tutores de todos nós. Jaya Sri Guru e Gauranga Sundar Mahaprabhu.