Gadadhar Das representa a áurea de Radharani, mas Gadadhar Pandit representa o humor dEla, a natureza dEla – Seu coração. É como se Mahaprabhu tivesse retirado a alma de Gadadhar Pandit, e o corpo ainda estivesse de pé! Esta é a posição de Gadadhar Pandit; ele está completamente vazio e seguindo Mahaprabhu. Ele não é pleno em si. Aquele algo, a coisa mais importante, seu coração, foi tomado por Mahaprabhu, portanto ele não tem outra alternativa a não ser seguí-lo. Ele está totalmente entregue a Mahaprabhu. A posição de Gadadhar, o papel que ele atuava, era semelhante ao de Radharani, com Seu coração roubado por Krishna, o corpo esvaziado, mantendo-se ainda de pé. Radha-bhava-dyuti-subalitam naumi Krishna-svarupam: Ele estava plenamente absorto na concepção de Sri Gauranga. Gauranga havia tomado tudo dele, assim, ele não tinha alternativa; estava completamente absorto, totalmente capturado por Ele.
Verificamos que sua atividade foi assim durante toda sua vida. Alguns dos demais devotos receberam a ordem de ir para Vrindavan, outros ganharam a permissão para ir até lá, mas, embora Gadadhar Pandit desejasse muito visitar Vrindavan com o próprio Mahaprabhu, isso lhe foi negado: “Não, você não irá”. Quando Jagadananda Pandit pediu para ir até lá, Mahaprabhu, hesitando, deu-lhe permissão: “Sim, vá até lá, porém aja sempre sob a orientação de Rupa e Sanatana”. Ele também lhe deu algumas instruções pessoais: “Faça isto e isso e não faça aquilo”. Mas Gadadhar Pandit não teve permissão de ir até lá.
Ele era a representação da própria Srimati Radharani, contudo sua posição peculiar era esta: ele era a Rainha de Vrindavan agora transferida para Navadwip. Sua posição havia se tornado exatamente o oposto; ele não podia entrar em Vrindavan! Ele orou pela permissão, porém Mahaprabhu não deu. Disse: “Não, fique aqui e viva aqui”. E ele teve de obedecer. Sri Gadadhar Pandit representa a metade predominada do Todo. O Todo consiste das metades predominante e predominada, e ele representa a metade predominada. Ele é metade da Verdade Absoluta.
Nos ensinamentos de Srila Bhaktivinoda Thakur, cuja pregação foi inspirada por Sri Gadadhar Pandit e Sriman Mahaprabhu, também encontramos toda substância que está presente naquele plano de vibração.
Estas duas personalidades, Sri Gadadhar Pandit e Srila Bhaktivinoda Thakur, são nossos grandes Gurus, nossos guias, e ao oferecermos nossa adoração a eles podemos semear a semente de nosso próprio benefício. Pela Graça desse grande Guru-Maharaj Bhakti Siddhanta Saraswati Goswami Prabhupada, fomos capazes de compreender isso.
E Bhaktivinoda Thakur, embora tenha em geral sua posição própria, conforme compreendido a partir da considerção do díscipulo, Prabhupada Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur viu Srimati Radharani nele: uma visão 'relativa'. Certa vez, ele disse que Radharani representa a plena encenação de asta-nayika, as oito características da heroína; vemos que elas estão todas perfeitamente representadas nEla. Em outro lugares poderemos encontrar uma representação parcial delas, porém as encontramos plenamente manifestas apenas nEla.