Os dois lilas mais elevados



CORAÇÃO E AURA – Parte 1

     ...A educação adequada deve ser védica, ou seja, o padrão deve ser obtido de fora desta área de maya, dessa compreensão equivocada; deve ser obtido da região perfeita através do veda, a verdade revelada.
     Devemos aceitar a verdade revelada e darmos adeus ao conhecimento dito científico e a outros tipos de percepção, todos errôneos e baseados numa experiência e informações falsas. “Isto pertence a mim; isso pertence a ele; aquilo pertence a eles”. Esse tipo de avaliação é totalmente falsa.
     Então, precisamos ser curados, temos de conseguir a cura integral desta mania, deste conceito equivocado. E não só devemos nos curar deste conceito equivocado, de compreender erroneamente as ondas externas, mas também obter uma posição positiva, aprender a entender a onda a vibração de Goloka. Goloka é o plano mais universal, mais fundamental, e se pudermos nos harmonizar com esse plano, seremos guiados a Vrindavan, ou Navadwip, e então veremos as coisas tal como elas são.
     Alguns se sentem mais atraídos pelo Krishna-lila, outros mais por Navadwip-lila, e outros ainda possuem inclinação a se acomodarem em ambos locais. Em Krishna-lila também alguns são atraídos ao campo de Radharani, outros ao campo de Krishna e outros se mantém na posição mediana. Encontramos esse tipo de divisão administrada por yoga-maya pois é necessário para o lila.
     Então, no plano mais elevado, encontramos dois tipos de passatempos, Krishna-lila e Gaura-lila, e eles tem o mesmo valor. Num, temos a transação dentro de um campo 'limitado' e no outro temos a transação adicionada de uma tendência a distribuí-la aos outros. Mas ambos tem o mesmo valor. Aquilo que está sendo distribuído e aquilo que está sendo desfrutado equivalem em êxtase, em doçura, em amor e em beleza. Uns são mais atraídos a um dos lilas, e outros pelo outro.
     No Gaura-lila, Gadadhar Pandit, está segurando o leme, tudo pertence a ele; e ainda assim, ele tem de admitir que está destituído, que Gauranga tomou tudo! Ele se dedica exaustivamente a Gauranga. Portanto Srila Kaviraja Goswami diz: teho lakshmi-rupa, tara sama keha nai, que Sri Gadadhar representa a principal potência de Gauranga, e ninguém se compara a ele. Essa é a conclusão de Srila Kaviraja Goswami sobre Sri Gadadhar. Ele é gaura-prema-maya, a encarnação do amor de Sri Gaura.

Continuará!