Os dois lilas mais elevados 3


Coração e Aura – Parte 3

      Ele disse: “Vejo meu gurudeva como Guna-manjari e sob essa forma de manjari ele possui alguma representação parcial de Radharani. Mas se tento ver mais profundamente, descubro-o completamente identificado com Ela; os oito tipos de qualidades mostrados no serviço a Krishna (asta-nayika) podem ser encontrados nele. Se olho para ele com minha cabeça um pouco mais ereta, consigo ver que ele é uno com Radharani. Acharyam mam vijaniyat: conheça o Acharya como sendo Eu mesmo. Se dou mais atenção à regra escritural e tento buscar pelo significado, descubro que Radharani vem para assumir seu lugar ali, na posição de meu gurudeva”. Foi desse modo que ele viu em Bhaktivinoda Thakura a mais completa representação do culto de Sri Gauranga.
      Esta realização se expressa num poema em que ele diz que viu Svarupa Damodara Goswami em Gaura-Kishora Das Babaji, e Sri Gadadhar Pandit em Srila Bhaktivinoda Thakura. Ele escreveu: gadadhar-din dhari' payacche gaura-hari, que ele aceitou o dia do desaparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura como identificado com o de Sri Gadadhar Pandit. Em seu poema na conclusão de seu comentário ao Sri Chaitanya-charitamrta, ele escreveu: “Aqui, em seu Navadwip-dhama, os passatempos eternos estão acontecendo continuamente; só aqueles que têm essa visão profunda conseguem percebê-lo”.

gadhadara mitra-vara, sri svarupa damodara
sada kala gaura-krishna yaje
jagatera dekhi' klesha, dhariya bhikshuka-vesha
ahankarah krishna-nama bhaje

sri gaura icchaya dui, mahima ki kava mui,
aprakrta parisada-katha
prakata haiya seve, krishna-gaurabhima-deve
aprakasya katha yatha tatha

      Ele diz: “ É muito difícil perceber a doce vontade de Sri Gauranga, mas se conseguirmos nos elevar a esse nível, veremos que Svarupa Damodar Goswami e Sri Gadadhar Pandit estão sempre ocupados em seu serviço em Navadwip. Às vezes, isso é oculto, e outras vezes vem a superfície. Nesse plano, tudo está ocorrendo pela doce vontade de Sri Gauranga, sem qualquer restrição. Porém, agora verifico que os dois aparecem na superfície como Srila Gaura-Kishora Das Babaji e Srila Bhaktivinoda Thakura. Eu vi isto com meus prórpios olhos do serviço divino. Entretanto, isto não deve ser divulgado, nem receber publicidade em lugar algum; as pessoas rirão disso. Mas esta é a minha conclusão de todo coração”. Ele escreveu isso em seu poema de conclusão ao Sri Chaitanya-charitamrta.
      Portanto, Gadhadar Pandit foi identificado como Srila Bhaktivinoda Thakura. Essa era a visão de nosso Gurudeva, Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakura. Ele podia ver neles a mesma identidade. Ele considerou que o siksha-guru parampara era o que há de mais substancial. Eliminando o sahajiya-vada que dá muita importância à cobertura externa, tente olhar para dentro, e ver as coisas mais profundamente. Tente compreender as vibrações mais profundas do meio-ambiente externo, e olhe para dentro de si também. Mergulhe fundo e você encontrará o plano da mais fina vibração que lhe trará esta notícia, e verá essa verdade.

۞ ۞ ۞

Todas as glória são para Sri Param-guru: Fundador Acharya do Sri Chaitanya Saraswat Math, Sua Divina Graça Sri Srimad Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaja.