PALAVRAS DE SRI BHAKTIVINODA THAKURA
Nossos shastras, ou, em outras palavras, livros de pensamento,
não contêm tudo que poderíamos obter do Pai infinito.
Nenhum livro está desprovido de erros. A revelação de Deus é
Verdade Absoluta, mas é escassamente recebida e preservada
em sua pureza natural.
Somos aconselhados no Srimad-Bhagavatam (11.14.3) a
acreditar que a verdade, quando revelada, é absoluta, mas obtém
a mácula da natureza do receptor no decorrer do tempo e se
converte em erro pela contínua troca de mãos de era para era.
Novas revelações, portanto, são continuamente necessárias
para manter a verdade em sua pureza original. Assim, somos
advertidos a sermos cuidadosos em nossos estudos de velhos
autores, por mais sábios que eles sejam no que diz respeito à sua
reputação. Aqui, temos plena liberdade de rejeitar a ideia errônea,
que não é sancionada pela paz da consciência
A liberdade, então, é o princípio que devemos considerar
como a mais valiosa dádiva de Deus. Não devemos permitir
sermos liderados por aqueles que viveram e pensaram antes de
nós. Devemos pensar por nós mesmos e tentar obter verdades
subsequentes, que ainda não estão descobertas. No Srimad-
Bhagavatam (11.21.23) somos aconselhados a absorver o espírito
dos shastras e não as palavras. O Bhagavata é, portanto, uma
religião de liberdade, verdade sem misturas e amor absoluto.
O espírito deste texto é apresentado para honrar todos os
grandes reformadores e mestres que viveram e viverão em
outros países. O Vaishnava está pronto a honrar todos os homens,
sem distinção de casta, porque eles estão repletos da
energia de Deus. Veja quão universal é a religião do Bhagavata.
Ela não se destina a uma certa classe de hindus apenas, mas é
uma dádiva para os homens em geral, em qualquer país que eles
nasçam e em qualquer sociedade onde sejam gerados. Em suma,
o Vaishnavismo é o Amor Absoluto unindo todos os homens ao
Deus infinito, não-condicionado e absoluto. Que a paz reine
para sempre em todo universo no contínuo desenvolvimento
de sua pureza, através do esforço dos futuros heróis, que serão
abençoados, de acordo com a promessa do Bhagavata, com
poderes do Pai Todo-Poderoso, o Criador, Preservador e Aniquilador
de todas as coisas no Céu e na Terra.
––––––––––––––––––––––––––
(Palestra em inglês dada em 1869, em Dinajpur, Bengala Ocidental.)
N.E. do Blog:
Vaishnava é todo aquele que é um devoto de Deus, que faz a Sua vontade a parte das concepções institucionais...
Bhagavata: é todo o devoto que tem uma visão de que Deus tem Sua Própria Personalidade Suprema...
Vaishnavismo: vaishnavismo como devoção pura não pode ser aquela, demonstrada na adoração a forma (o que será apresentado ou discutido em breve), em que se usam roupas exóticas às do ocidente, e se presta um monte de oblações... As oblações em si não podem ser tratadas como forma, mas a maneira em que os aplicadores das oblações as fazem... Na verdade a discussão do que é forma ou não forma, é um termo de Revolução Subjetiva, no coração de gente muito boa que tomou a forma errada como a forma verdadeira. Será mesmo uma Revolução...
Então por favor tomem como "o Vaishnavismo é o Amor Absoluto unindo todos os homens ao Deus infinito..."; como o conhecimento teísta genuíno que pode apresentar o infinito e o inconcebível de Deus, em Sua acepção mais plena no sentido de apresentá-lO como a Suprema Pessoa Divina Original; ou seja; Deus com Sua própria Personalidade; Mundo, Companheiros e Associados, Instrumentos de Vida, e tudo mais. Que é concebível só por Svayam Bhagavam: a Suprema Personalidade de Deus Original. Nesse ponto o Vaishnavismo é Amor Absoluto. Mas separado como religião, é só mais um ismo qualquer...