Verso 8
Em Seus passatempos infantis, Nimai brincava desportivamente
de várias maneiras nas águas do Ganges com seus colegas de
escola. Às vezes, Nimai, com vários gestos e dando risada, também
provocava as meninas que vinham nadar no Ganges. Entretanto,
esse mesmo menino costumava apresentar argumentos e
contra-argumentos geniais diante de seus colegas de classe e
professores. Ofereço minhas reverências a esse belo Senhor
Dourado, Gauranga Sundar, a forma divina do Krishna prema.
Verso 9
Durante Seus passatempos adolescentes, o Senhor ficou famoso
e respeitado por toda parte como o grande erudito Nimai
Pandita. O Senhor demolia o falso orgulho de milhões de lógicos
eruditos arrogantes. Deixando-os sem fala e voltando a suas
conclusões iniciais, o Senhor então reprovava Sua própria
opinião e justificava a lógica inicial deles. Ofereço minhas
reverências a esse belo Senhor Dourado, Gauranga Sundar, a
forma divina do Krishna prema.
Verso 10
Convite antigo |
Depois que o grandioso erudito sânscrito Keshava Kashmiri tinha
intelectualmente conquistado a todos nas dez direções, ele
chegou diante de Sri Chaitanya Mahaprabhu à beira do rio
Ganges. A pedido do Senhor, ele compôs de improviso e recitou muitas
preces maravilhosas em glorificação ao sagrado Ganges.
Sri Gaurangadeva deixou o erudito atônito ao ser capaz de
lembrar de todas e apontar vários erros de retórica em suas
composições. KeÍava Kashimiri habilidosamente apresentou muitos
argumentos em seu favor, mas foi por fim derrotado. Ao
final, depois de deixar totalmente perplexa a inteligência de
Keshava Kashimiri, o Senhor Gauranga com muita compaixão
ofereceu-lhe o respeito apropriado a um grande erudito, impedindo
que Seus estudantes presentes rissem do pandita. Ofereço
minhas reverências a esse belo Senhor Dourado, Gauranga
Sundar, a forma divina do Krishna prema.
Verso 11
Explicando de modo elaborado os aforismos ensinados na gramática
sânscrita e na ciência da lógica, Sri Gaurasundara revelava seus
significados aparentes e sutis. O belo estilo do Senhor
de derivar o significado interno dos Sutras deixou completamente
estarrecidos todos os círculos acadêmicos. O Senhor demonstrou
que as sete mil raízes verbais sonoras contidas na gramática
sânscrita alcançam seu zênite em termos de sua expressão ao
serem realizadas como potências existentes na concepção Krishna
da realidade. Enquanto os eruditos acadêmicos ficavam sentados
em profunda perplexidade, seus intelectos poderosos ficaram
paralisados pela explicação intrigante do Senhor
Gauranga. Ofereço minhas reverências a esse belo Senhor
Dourado, Gauranga Sundar, a forma divina do Krishna prema
SRI GAURANGA E A VERDADE SOBRE OS TRÊS ASPECTOS PESSOAIS
DA SUPREMA UNIDADE EM TRÊS
Sri Gauranga Sundar é a expressão máxima do termo Prema; que em signficado simples, poderíamos interpretar como Êxtase Divino Peno. Completo. Em Sua Forma Gauranga Mahaprabhu, prova em Sua própria Suprema Personalidade, como o Mestre Espiritual Eterno, em Seus Passatempos Externos como Sannyasi em especial... Isso fica provado quando ao mostrar a forma de Radha-Govinda para Ramanandaraya; Sua própria divina forma não desaparece da visão de Ramanandaraya...
Num princípio que nasce - segundo o Caldas Aulete - no fundamento da trindade, fundamentada nas Escrituras Hindus, como o Pai, a Mãe e o Filho.
O princípio Pai da Unidade em Três é de Svayam Bhagavan - A Pessoa de Deus Original;
Depois vem; a Mãe; A Pessoa da Deusa Original e em Terceiro o Filho; O Eterno Mestre Original.
O Brahmam aí povoa como uma possibilidade não existente. Ou ainda de uma quarta importância, morando apenas onde há brilho, e não há cores... Devemos entender que nesse sentido Sri Gauranga Sundar é Eterno, e se manifesta no Princípio Filho-Mestre, como A figura separada do Mestre Eterno em Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja. Com quem comprazo de identificar em meu amor as Personalidades dEle associadas.
Lochanananda
APESAR DO PEQUENO COMENTÁRIO, OS VERSOS SÃO ORIGINAIS, DO
SRI PREMADHAMA DEVA STROTAM