A TERRA DO AMOR

QUE É VRINDAVANA?


      Que é Vrindavana ao certo? É um estágio de consciência. Há realidades relativas em diferentes estágios de consciência. Tudo emana da força de vontade do Senhor. Ele é o Sujeito. Sua potência e livre vontades são subjetivos. O Senhor diz: "Faça-se a luz" e aluz aparece. Ele diz: "Faça-se a água" e a água aparece. E Ele diz "Faça-se a Terra" e a terra aparece. É com um hipnotismo, se o sujeito superior desejar que o sujeito inferior faça algo, ele não conseguirá ver nada além daquilo. Todos nós estamos no mundo imaginário subjetivo, mas existe o plano super subjetivo da realidade. Assim, Krishna se revela àqueles que desenvolveram consciência pura, e no estágio de consciência pura pode-se perceber a verdadeira natureza da realidade subjetiva (sattvam visudham vasudeva sabditam).

      Mahaprabhu corria de lá para cá em êxtase, para nos mostrar que Vrindavana está em toda parte. Advaita Prabhu disse, quando se encontraram: "Deves estar brincando quando dizes que vais para Vrindavana - onde quer que estejas lá é Vrindavana. Temos essa experiência.  O que dizes é muito peculiar: "Estou indo para Vrindavana". Estas agindo assim, apenas para nos ensinar o valar de Vrindavana.""


A TERRA DO AMOR

       Vrindavana, o plano mais elevado de divindade, é um estado de consciência. Vrindavana, terra da simplicidade e amor divino, está acima do plano de respeito e reverência encontrado em Vaikuntha. A peculiaridade dos habitantes desse plano superior de consciência é que não sentem que estão em Vrindavana. É aprakrta, supramundano. 

      O conhecimento é classificado em cinco tipos. O inferior é conhecimento adquirido através da experiência dos sentidos , pratyaksa - o que experimentamos com nossos sentidos. Esse é o primeiro estágio. O próximo estágio superior é o conhecimento não adquirido através dos sentidos, mas sim pela experiência  de outros (pardoksa), os cientistas têm sua experiência, e obtemos algum conhecimento através de suas invenções e descobertas.

     O terceiro estágio está acima da experiência humana (apardoksa). É algo parecido com sono profundo. Quando despertamos dizemos: "Dormi muito bem, tive um sono muito gostoso." Mas no estado de sono profundo sem sonho, não nos conscientizamos dessa condição. Temos alguma consciência dessa experiência quando retornamos de um sonho profundo sem sonho, mas é nebulosa. Aparoksa éum tipo de experiência nebulosa indistinta, onde o sujeito e objeto material se unem, e o objeto material desaparece no sujeito. Sankaracharya. o grande proponente do impersonalismo, explica o desenvolvimento da consciência até esse ponto.

   . . . 
  

A ENCANTADORA POTÊNCIA ESPIRITUAL

       Os habitantes de Vrindavana, se consideram pessoas comuns. Isso é jñana-sunya-bhakti, amor divino livre de qualquer cálculo, que não considera até mesmo a opulência e o poder do Senhor. Essa devoção está acima de Vaikuntha e funciona sob o encanto de Yogamaya, a potência encantadora espiritual.

       A arte especial de Yogamaya faz com que os que estão situados na posição mais elevada se considerem bem insignificantes. O amor remove a diferença entre grande e pequeno, superior e inferior. Vrindavana é esse plano de existência. É onde se encontra devoção livre de qualquer traço de avaliação (Jñana-sunya-bhakti). Mesmo o habitantes de Vrindavana podem não saber de sua posição exaltada.

...