GOTAS DE NECTAR - Religião do Coração

 TUDO ESTÁ DENTRO DE NÓS


Muitos diferentes tipos de atividades estão sendo levadas a cabo no mundo ocidental, e está influência está entrando na cultura védica, mas o que podemos fazer? Kali é o mestre desta era. Neste momento, ele é o guardião. Evitar influências de Kali é muito difícil, mas aqueles que são conscientes de Krishna devem tentar prosseguir sob o abrigo da consciência de Krishna. Dessa maneira, nenhuma influência externa virá.
Um exemplo é que todos comem, mas aquele que é consciente de Krishna não come. O que você pensa sobre isso? Estaria ele jejuando? Não, ele aceita maha-prasadam. Primeiro ele oferece a comida ao Senhor Krishna e só então aceita os remanentes dessa prasadam. Assim ele não sofrerá as reações.

Krishna diz no Bhagavad-Gita (3.13):

yajña-sishtasinah santo, muchyante sarva-kilbishaih
bhuñjate te tv agham papa, ye pachanty atma-karanat

“Qualquer pessoa que cozinhe para si mesma come apenas pecado, mas quando essa pessoa prepara comida para o Senhor e a oferece a Ele, essa comida se torna transcendental porque o próprio Senhor é transcendental”
Os remanentes da prasada nos dão força espiritual e vida. Tudo está dentro de você, mas você precisa ser consciente de Krishna.

PROPRIEDADE VALIOSA

Ao termos um corpo físico teremos problemas, problemas físicos, mas tudo será valioso se pudermos usar de modo apropriado.
Narotham Das Thakur disse: karmapane krodha bhaktidvesi jane, lobha sadhu-sanga hari katha (Sri Prema-bhakti-chandrika). Podemos usar tudo para a consciência de Krishna, mas devemos usar sabiamente o que se encontra dentro de nós.
Esse é o significado das quatro diretrizes dadas por Prabhupada. Mas o sloka acima – akrishtih krta-chetasam sumanasam uchchatanam chamhasam – não nos deverá entusiasmar a quebrar as regras ou fazer tudo e qualquer coisa como bem entendemos.
Estamos obtendo a consciência de Krishna da forma mais barata. Por causa disso, não podemos entender o que estamos adquirindo ou o que estamos perdendo. Se você paga mil dólares por um dia, pensará que este dia é muito valioso, mas se você consegue a coisa a um custo muito barato, como entenderá o valor apropriado? Você oferece uma flor aos pés de lótus de Krishna ou de Gurudeva e depois joga fora. Talvez o local onde você jogou a flor não seja auspicioso, mas mesmo assim, você a jogou.
Se ajustamos os sentidos de modo adequado para o nosso benefício espiritual, tudo pode produzir propriedade espiritual – sabda, sparsa, rupa, rasa, gandha: experiências por meio do som, tato, visão, paladar e olfato podem trazer bons resultados.

(do livro Religião do Coração – Srila B.S. Govinda Dev-Goswami Maharaja – {cap. 4}
traduzido para o português por Sripad B.V. Trivikram Maharaja, de uma compilação e edição de Sripad Bhakti Premik Siddhanti Maharaja)