As Divinas Instruções do Guardião da Devoção - parte II

   
     Mas a posição intermediária é difícil; e nesse estágio que os devotos são muito importantes em nossa salvação. Este é um período dual de aquisição tangível e d dificuldades. Nossas deficiências na senda da realização serão retificadas neste estágio intermediário.
     Quando entramos numa guerra, no ínicio, temos muita esperança; sentimo-nos confiantes. contudo o verdadeiro teste ocorre quando começa a luta. E, quando vencemos, ao final, mais uma vez ficamos satisfeitos. Mas o entremeio - quando se está conduzindo a guerra - esse é o período difícil. Nesse instante, nossos colegas e camaradas, que lutam junto conosco, nos são muito, muito importantes. Eu não estou só, mas há muitos batalhando comigo, naquele período intermediário da guerra. Algusns poderão desaparecer do campo de batalha, mas haverá outros para nos encorajar.

     Da mesma forma, nesta jornada, podemos ver que muitos bravos caem.Poderemos nos desencorajar ao ver muitos respeitáveis partirem - caindo a meio caminho. Mesmo assim diante de tais circunstâncias desfavoráveis, há outros que, intrépidos, estão progredindo com fé resoluta. E eles nos auxiliarão. Ir até o fim é difícil, mas é importante e de grande valor. O teste chega para quantificar nossa fé. Nada é em vão; devemos aceitar, assim, tudo o que acontece.
     Podem haver muitos baluartes, como Bhishma e Drona, que caem prostados no campo de batalha, mas, memso assim devemos continuar (karmany evadhikaras te, ma phalesu kadacana, Bg. 2.47).
     Estamos na luta até o fim, Temos que alcançar nosso obejetivo final e podemos assimilar tal firmeza de caráter dos devotos. O shastra também oferecerá seu conselho útil; a associação dos devotos contudo é da maior importância.
   
    "Oh! Tentei por algum tempo mas não obtive nenhum fruto tangível de bhakti, então parei"; ou "Pareceu-me algo muito, muito vago. No princípio, pensei que seria algo muito palpável, que obteria com muita rapidez, mas não é assim; é algo incerto. Estou dando tanto de minha energia pela causa, mas mesmo assim não alcancei o resultado desejado."


     Precisamos de fé duradoura e não de fé instável.  
     As tendências anteriores também atraem para o lado negativo; e é por isso que acabamos por ver muitos baluartes tombarem. No entanto temos que perseverar nesta jornada e deveremos ser encorajados por aqueles que estão de pé e profundamente absortos.
     No início, mesmo que nos seja dito, centenas de vezes, que o Absoluto é infinito, ainda tendemos a perceber tudo dentro de conceitos finitos. Estamos acostumados a pensar em qualquer coisa  em termos finitos. Então, mesmo ouvindo que é infinito, que é Vaikuntha, que não tem limites - mesmo assim, não podemos alcançar o significado apropriado. Mas, ao progredir de verdade, muitos novos conceitos virão à nossa consciência. [. . .]


Jaya Sri Srimad Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaja