Do livro: "SERVO DIVINO"

Parte do capítulo: Renda-se e sirva, do livro do título. Por: Sua Divina Graça
Srila Bhakti Sundar Govinda
Dev-Goswami Maharaja.

[. . .] Muitas foram as composições que surgiram para desenvolver nosso conhecimento transcendental. Mas não somos qualificados para ler qualquer livro. A fim de ler tais livros é necessário ter alguma qualificação prévia, alguma qualificação primária. Não sendo assim, ao lermos esses livros, decairemos com nossa mente mundana e seremos imediatamente capturados pelo sahajiyaismo, o "imitacionismo." Portanto, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Prabhupada. nos instruiu a que evitássemos ler quaisquer explicações sobre madhura-rasa (sentimentos de amor conjugal). Srila Guru Maharaja também instruiu que não tentássemos ler esses livros, sem que antes lêssemos os livros primários sob orientação dos Vaishnavas, o que é de grande ajuda para nossas vidas devocionais.
     Existem muitos livros; mas em particular o Srimad Bhagavad-gita de Srila Guru Maharaja nos ajudará muito, enquanto que as interpretações de outras sampradayas (escola) serão inúteis para nós.
     É preciso perceber que o serviço ao Guru e ao Vaishnava deveria ser o objetivo único de nossa vida. Isso tem valor principal em nossas vidas. É muito fácil obter posição, ou um assento elevado. Qualquer um, em qualquer lugar, pode mandar fazer uma poltrona elevada para si. Mas é muito difícil receber a misericórdia do Guru e dos Vaishnavas, ainda que isto seja a riqueza vital, e uma necessidade na vida prática. Nossa única esperança é que nosso Gurudeva, seus irmãos espirituais e os outros Vaishnavas não nos abandonem. Eles sempre nos estão concedendo sua misericórdia sem causa ajudando-nos, assim, a manter nossa vida espiritual.

durdaive sevaka yadi yaya anya sathane
sei prabhu dhanya tare cule dhari ane

     Sem dúvida somos almas condicionadas e, às vezes, cometemos erros, o que é uma possibilidade real em nossa vida. Mas nosso Guru é consciente; por conseguinte, ele não nos deixará; nos pegará e, mesmo à força, nos resgatará , levando-nos aos seus pés de lótus. Essa é também uma qualificação do Guru. Nosso Gurudeva é muito grandioso. E nossa mente poderá ser desligada de tudo, trazida a seus pés de lótus e ocupada em seu serviço. Experimento que, às vezes, tenho que fazer algo do quê conheço muito pouco. Mas não há erro em tentar. Pelo contrário, devo tentar; mas, o resultado permanece nas mãos de Krishna, do Guru e dos Vaishnavas. Minha atenção não se deve pegar aos resultados. Eles cuidarão disso.
     Eu devo sempre servir. Devo tentar servir, e não esquecer meu dever. Este é o tema principal de nossa vida. Tivemos muitos nascimentos; centenas e centenas de milhares de nascimentos. Mas, de algum modo, obtivemos agora este nascimento humano. Deveríamos usar este corpo da forma correta. Com este corpo humano material temos uma grande oportunidade, uma super chance.

     Por nossa boa fortuna recebemos a semente de Krishna-prema, de onde cresce a bhakti-lata, ou seja, a trepadeira da devoção. Se pudermos cultivá-la do modo correto, seremos capazes de ultrapassar o meio ambiente ilusório. Não apenas poderemos deixar o meio ambiente ilusório indo ao Viraja e ao Brahmaloka, mas, devido à nossa devoção e com muita facilidade, poderemos ir além até mesmo dessas dimensões. E, auxiliados por essa bhakti-lata, alcançaremos nosso destino último, Goloka Vrindavana. Quando obtivermos o abrigo dessa kalpa-vriksa - essa árvore  dos desejos - dos pés de lótus de Krishna, tudo será satisfeito automaticamente; e esta é nossa necessidade. Agora temos este corpo humano; mas não sabemos o que nos espera no futuro, e nem sabemos aonde nosso carma nos levará após a morte.

yam yam vapi smaran bhavan, tyajaty ante kalevaram
tam tam evaiti kaunteya, sada tad-bhava-bhavitah
(Bhagavad-gita, 8.6)

     Se no momento da morte, eu lembrar de um cachorro, terei de entrar no ventre de uma cadela. Tal perigo existe.
     Então, fazendo tudo para o serviço de nosso Srila Guru Maharaja, nada poderá nos perturbar. É preciso que a mente seja cativada pelo meio ambiente transcendental. Se formos capazes disso, poderemos utilizar tudo para o serviço ao Senhor. Isto é paramahmsa-dharma.
* * *

Jaya Om vishnupada-paramahmsa parivrajakacharya-asttotara-sata sri-srimad Sua Divina Graça
 Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja.