RENDA-SE E SIRVA

     Não somos sanyasis, renunciantes,somos mais do que grihastas (aqueles que mantêm um lar), mas esta griha é a casa de Sri-Sri-Guru-Gauranga-Gandharva-Govindasundar. Desse modo, somos , de fato, mebros de Sua casa e não sanyasis. Somos membros do grupo de servos de Sri-Sri-Guru-Gauranga-Gandharva-Govindasundar,e , assim, temos muita responsabilidade. A mais elevada responsabilidade, é de servir o sadhu, o Guru e os Vaishnavas. Nas escrituras, está dito que cada grihasta deve executar algum Vaishnava-seva, algum Guru-seva, e, assim, incrementará sua vida devocional.
     Nosso serviço a Sri-Sri-Guru-Gauranga-Gandharva-Govindasundar assemelha-se ao serviço de um chefe de família. Muitos devotos estão indo e vindo, e com o propósito de pregar criamos tantos programas. Assim, isso também é um tipo de vida grihasta. Em seu livro Bhakti-rasamrta-sindhu, Rupa Goswami apresentou a ciência da devoção. Ele escreveu:

anasaktasya visayan, yathartam upayunjatah
nirbandhah krsna-sambandhe, yuktam vairagyam ucyate

     Somos seguidores de Prabhupada Srila Bhakti Siddhanta Saraswati e Sriman Mahaprabhu, bem como de nosso Srila Guru Maharaja, Esforçando-nos por manter nossa vida devocional dentro desse conceito de yukta-vairagya, temos de adotar em nossa vidas o que for necessário à devoção e deixar de lado o que for prejudicial. Mahaprabhu ensinou que não somos brâmanes (filósofos), não somo xátria (guerreiros), não somo vaixias (comerciantes) e não somo xudras (operários). Também não somos grihastas (pessoas do lar), vanaprasthas (aposentados da vida familiar), nem sanyasis (renunciantes); mas, nossa única identidade é as de sermos servos dos servos dos servos de Sri Krishna. E que tipo de Krishna? Gopi-bharttuh pada-kamalayor dasa-dasanudasah. Não o Krishna de Kurukshetra ou o Krishna de Dwaraka, mas Aquele Krishna que está protegendo as vacas, Aqulele que é o Senhor das Gopis, Aquele que brinca em Vrindavana e na Colina de Govardhan. Devemos ser os servos dos servos dEle, desse tipo de Krishna, do menino pastor Krishna. Nossa linha e objetivo de vida principais é de nos convertermos num tal tipo de serviço.

naham vipro na ca nara-patir napi vaisyo  na sudro
naham varni na ca ghra-patir no vana-stho yatir va
kintu prodyan-nikhila-paramananda-purnamrtabdher
gopi-barthuh pada-kamalayor dasa-dasanudasah

      Com espontaneidade e devoção plena, devemos tentar estabelecer e manter esse conceito em nossas vidas. O que se necessita é serviço ao Senhor em tempo integral, sendo que o Guru, o Vaishanva e Mahaprabhu são o Senhor mais próximo. É aqui que devemos nos render plenamente. E não se trata de apenas render-se e ficar prostrado,mas render-se e servir. O que se necessita é render-se e servir com toda energia, vinte quatro horas ao dia, sendo que desse modo alcançaremos nosso destino com muita facilidade e sem necessidade de qualquer outra preocupação. Esse é o sentimento devocional.

[. . .]

Palavras de Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja; compilada de forma expressa no livro Servo Divino - segunda edição em português (2000). Do original em inglês...