Do livro: "SERVO DIVINO"

Parte do capítulo: Renda-se e sirva, do livro do título. Por: Sua Divina Graça
Srila Bhakti Sundar Govinda
Dev-Goswami Maharaja.

[. . .] Muitas foram as composições que surgiram para desenvolver nosso conhecimento transcendental. Mas não somos qualificados para ler qualquer livro. A fim de ler tais livros é necessário ter alguma qualificação prévia, alguma qualificação primária. Não sendo assim, ao lermos esses livros, decairemos com nossa mente mundana e seremos imediatamente capturados pelo sahajiyaismo, o "imitacionismo." Portanto, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Prabhupada. nos instruiu a que evitássemos ler quaisquer explicações sobre madhura-rasa (sentimentos de amor conjugal). Srila Guru Maharaja também instruiu que não tentássemos ler esses livros, sem que antes lêssemos os livros primários sob orientação dos Vaishnavas, o que é de grande ajuda para nossas vidas devocionais.
     Existem muitos livros; mas em particular o Srimad Bhagavad-gita de Srila Guru Maharaja nos ajudará muito, enquanto que as interpretações de outras sampradayas (escola) serão inúteis para nós.
     É preciso perceber que o serviço ao Guru e ao Vaishnava deveria ser o objetivo único de nossa vida. Isso tem valor principal em nossas vidas. É muito fácil obter posição, ou um assento elevado. Qualquer um, em qualquer lugar, pode mandar fazer uma poltrona elevada para si. Mas é muito difícil receber a misericórdia do Guru e dos Vaishnavas, ainda que isto seja a riqueza vital, e uma necessidade na vida prática. Nossa única esperança é que nosso Gurudeva, seus irmãos espirituais e os outros Vaishnavas não nos abandonem. Eles sempre nos estão concedendo sua misericórdia sem causa ajudando-nos, assim, a manter nossa vida espiritual.

durdaive sevaka yadi yaya anya sathane
sei prabhu dhanya tare cule dhari ane

     Sem dúvida somos almas condicionadas e, às vezes, cometemos erros, o que é uma possibilidade real em nossa vida. Mas nosso Guru é consciente; por conseguinte, ele não nos deixará; nos pegará e, mesmo à força, nos resgatará , levando-nos aos seus pés de lótus. Essa é também uma qualificação do Guru. Nosso Gurudeva é muito grandioso. E nossa mente poderá ser desligada de tudo, trazida a seus pés de lótus e ocupada em seu serviço. Experimento que, às vezes, tenho que fazer algo do quê conheço muito pouco. Mas não há erro em tentar. Pelo contrário, devo tentar; mas, o resultado permanece nas mãos de Krishna, do Guru e dos Vaishnavas. Minha atenção não se deve pegar aos resultados. Eles cuidarão disso.
     Eu devo sempre servir. Devo tentar servir, e não esquecer meu dever. Este é o tema principal de nossa vida. Tivemos muitos nascimentos; centenas e centenas de milhares de nascimentos. Mas, de algum modo, obtivemos agora este nascimento humano. Deveríamos usar este corpo da forma correta. Com este corpo humano material temos uma grande oportunidade, uma super chance.

     Por nossa boa fortuna recebemos a semente de Krishna-prema, de onde cresce a bhakti-lata, ou seja, a trepadeira da devoção. Se pudermos cultivá-la do modo correto, seremos capazes de ultrapassar o meio ambiente ilusório. Não apenas poderemos deixar o meio ambiente ilusório indo ao Viraja e ao Brahmaloka, mas, devido à nossa devoção e com muita facilidade, poderemos ir além até mesmo dessas dimensões. E, auxiliados por essa bhakti-lata, alcançaremos nosso destino último, Goloka Vrindavana. Quando obtivermos o abrigo dessa kalpa-vriksa - essa árvore  dos desejos - dos pés de lótus de Krishna, tudo será satisfeito automaticamente; e esta é nossa necessidade. Agora temos este corpo humano; mas não sabemos o que nos espera no futuro, e nem sabemos aonde nosso carma nos levará após a morte.

yam yam vapi smaran bhavan, tyajaty ante kalevaram
tam tam evaiti kaunteya, sada tad-bhava-bhavitah
(Bhagavad-gita, 8.6)

     Se no momento da morte, eu lembrar de um cachorro, terei de entrar no ventre de uma cadela. Tal perigo existe.
     Então, fazendo tudo para o serviço de nosso Srila Guru Maharaja, nada poderá nos perturbar. É preciso que a mente seja cativada pelo meio ambiente transcendental. Se formos capazes disso, poderemos utilizar tudo para o serviço ao Senhor. Isto é paramahmsa-dharma.
* * *

Jaya Om vishnupada-paramahmsa parivrajakacharya-asttotara-sata sri-srimad Sua Divina Graça
 Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja.


As Divinas Instruções do Guardião da Devoção - parte II

   
     Mas a posição intermediária é difícil; e nesse estágio que os devotos são muito importantes em nossa salvação. Este é um período dual de aquisição tangível e d dificuldades. Nossas deficiências na senda da realização serão retificadas neste estágio intermediário.
     Quando entramos numa guerra, no ínicio, temos muita esperança; sentimo-nos confiantes. contudo o verdadeiro teste ocorre quando começa a luta. E, quando vencemos, ao final, mais uma vez ficamos satisfeitos. Mas o entremeio - quando se está conduzindo a guerra - esse é o período difícil. Nesse instante, nossos colegas e camaradas, que lutam junto conosco, nos são muito, muito importantes. Eu não estou só, mas há muitos batalhando comigo, naquele período intermediário da guerra. Algusns poderão desaparecer do campo de batalha, mas haverá outros para nos encorajar.

     Da mesma forma, nesta jornada, podemos ver que muitos bravos caem.Poderemos nos desencorajar ao ver muitos respeitáveis partirem - caindo a meio caminho. Mesmo assim diante de tais circunstâncias desfavoráveis, há outros que, intrépidos, estão progredindo com fé resoluta. E eles nos auxiliarão. Ir até o fim é difícil, mas é importante e de grande valor. O teste chega para quantificar nossa fé. Nada é em vão; devemos aceitar, assim, tudo o que acontece.
     Podem haver muitos baluartes, como Bhishma e Drona, que caem prostados no campo de batalha, mas, memso assim devemos continuar (karmany evadhikaras te, ma phalesu kadacana, Bg. 2.47).
     Estamos na luta até o fim, Temos que alcançar nosso obejetivo final e podemos assimilar tal firmeza de caráter dos devotos. O shastra também oferecerá seu conselho útil; a associação dos devotos contudo é da maior importância.
   
    "Oh! Tentei por algum tempo mas não obtive nenhum fruto tangível de bhakti, então parei"; ou "Pareceu-me algo muito, muito vago. No princípio, pensei que seria algo muito palpável, que obteria com muita rapidez, mas não é assim; é algo incerto. Estou dando tanto de minha energia pela causa, mas mesmo assim não alcancei o resultado desejado."


     Precisamos de fé duradoura e não de fé instável.  
     As tendências anteriores também atraem para o lado negativo; e é por isso que acabamos por ver muitos baluartes tombarem. No entanto temos que perseverar nesta jornada e deveremos ser encorajados por aqueles que estão de pé e profundamente absortos.
     No início, mesmo que nos seja dito, centenas de vezes, que o Absoluto é infinito, ainda tendemos a perceber tudo dentro de conceitos finitos. Estamos acostumados a pensar em qualquer coisa  em termos finitos. Então, mesmo ouvindo que é infinito, que é Vaikuntha, que não tem limites - mesmo assim, não podemos alcançar o significado apropriado. Mas, ao progredir de verdade, muitos novos conceitos virão à nossa consciência. [. . .]


Jaya Sri Srimad Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaja

Sri Goura Shakti Ashram

     Nesta última quarta-feira 20 de julho de 2011;  foi realizado um sat-sangha, no Espaço de Malati Devi Didi, designado como no título: Sri Goura Shakti Ashram. Já foram feitos outros sat-sanghas ali; inclusive quando da visita do Sucessor Presidente-Sevaíta Acharya/ Navadwip... Srila B.N. Acharyya Maharaja ao Brasil, e especialmente ao Sri Chaitanya Sridhar Govinda Seva Ashram, e certamente sua primeira visita em termos de etiqueta foi a Srila B.V. Trivikram Maharaja... E teve como principal anfitriã Srimati Rohini Shakti Devi, que organizou coisas maravilhosas para satisfação de Srila Acahryyadeva e dos vaishnavas...

     Neste último sat-sanga Srila Bhakti Vijay Trivikram Maharaja, falou com muita inspiração para um grupo de amigos de Malati DD. que compareceram... Eu como um na posição natural de um simples e deficiente sadhaka, pude aproveitar as palavras de Srila Trivikram Maharaja, para meu próprio prospecto divino, e assim meditar em sua palavras e trazer pra existência de meu coração-alma, a realização de um pouquinho que seja desta concepção apresentada por ele, e totalmente embasada em Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja e Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaja; e pelo pouco que sei percebe-se o siddhanta fidedigno descendendo resplandecente nas palavras inspiradas de Sua Santidade... Obviamente foi destacada as virtudes da tolerância, da humildade e do respeito a todos... Esta também tem sdio minha oração, mas creio que só conseguirei isso se meus amigos orarem por mim também.

    Sua Santidade Srila Trivikram Maharaja, falou de forma muito clara, sobre os três aspectos da Verdade Absoluta, e fez com que a assembléia entendesse, o aspecto mais importante: o Mundo Transcendental... Sempre em seu cuidado peculiar, para não revelar coisas que não são necessárias, mas estabelecendo sem nenhum espírito sectarista; as conclusões fidedignas de Srila Govinda Maharaja e Srila Guru Maharaja (os Guardiões e Detentores da linha de Sri Rupa-Saraswati, e agora os acharyas indicados no testamento de Srila Govinda Maharaja, seguem esse intento...). Seu jeito autêntico e verdadeiro, levou a vários momentos de descontração e felicidade de todos, extraindo risadas honestas das análises das relações deste mundo de experiência com o Mundo da Suprema Personalidade de Deus... Sem perder em nenhum momento o controle da audiência.

     Nas perguntas e respostas, houveram algumas perguntas muito pertinentes, ao que foram esclarecidas; e acredito; tenham elas saciado com afeto os intelectos de todos. Houve uma senhora que fez várias perguntas e cada uma delas, me pareciam sinceras... Em um momento ela fez uma colocação muito bonita dizendo: "Eu acho a vida maravilhosa, viver é tão bom, ver a natureza... Se tirarmos todo o mal, e deixarmos o mal de lado, podemos viver essa vida que é tão maravilhosa... "; e com muito afeto e cuidado, Sua Santidade explicou que este mundo já existe... Onde tudo é bondade: " não tem dor de dente, doença, velhice, morte..." e referiu-se novamente e com ênfase o processo em podemos adentrar naquele Mundo Supremo... E refutando  o argumento de "se tirarmos todo o mal e deixarmos de lado..." explicando os três tipos de misérias adhyatimika, adhibhautika e adhidaivika; misérias psico-fisiológicas, misérias causadas por outras entidades vivas e misérias causadas pelos fenômenos naturais ou funções dos semideuses; que estão naturalmente causando o mal e ansiedade neste mundo...

      Com isso, ele proferiu as orações jaya-dhvani e fez suas considerações finais, dando honras a todos os convidados, com palavras humildes, se desculpando se houve qualquer ofensa, etc.

    Eu particularmente, na minha insignificante capacidade de julgar; sequer o certo do errado; percebi que todos ficaram muito felizes. A consciência de Krishna, quando falada por um devoto dedicado à vontade de seu Mestre Divino, em castidade exclusiva a ele; causa no mínimo uma comoção intelectual. Os semblantes de cada um dos participantes; inclusive de Mahadevi Devi DD. (recém iniciada por ele) que talvez tenha sido a primeira vez que ela o ouviu falar plenamente; eram semblantes felizes e com uma certa euforia. Não importando com os resultados devemos analisar, que cada uma dessas pessoas que ali estavam, podem agora começar, mesmo que pelo meio do intelecto, a questionar internamente - baseado no que foi dito - sua própria existência com relação a Deus; a Suprema Personalidade de Deus. E assim, quando as pessoas vão ouvindo mais e mais, seus corações poderão se tornar recipientes não mais do intelecto, mas da fé. E ainda, quantos não poderão ouvir um devoto puro ou casto em lutar firmemente no desejo de seu Sri Gurudeva, e já estarem prontos, e compreenderem o conceito e se encantar imediatamente; pois já são buscadores sinceros da Verdade Absoluta...

      O resultado de tudo isso é, como Sua Santidade Srila Bhakti Vijay Trivikram Maharaja, concluiu "... que o benefício foi eu quem recebi. Pois vocês me ouvindo, eu posso falar, inspirando a mim mesmo a continuar neste processo...". Claro durante toda a audiência ele enfatizou o processo de Sravana-Kirtana, embora enfatizou todos os 9 processos principais de bhakti.

    O Sri Goura Shakti Ashram, se encontra na área urbana de Campos do Jordão, em uma área privilegiada da cidade. O desejo de Malati Devi DD. ; desde muitos anos, é que façamos sempre programas de prédica e sat-sanga... Mais ainda, que seja de forma regular. Uma vez por semana, ou de quinze em quinze dias. Sei que esse desejo se encontra com o desejo de Srila Trivikram Maharaja e dos devotos. Sendo assim esperamos que as bençãos de Srila Govinda Maharaja, possa permitir que esse serviço se manifeste para a felicidade dos desejosos do serviço, e para o benefício de todos que vierem a participar.

Todas as glórias a Sri acharya Sua Santidade Srila Bhakti Vijay Trivikram Maharaja
Todas as glórias ao Sucessor Presidente-Acharya SCSMath Srila Bhakti Nirmal Acharyya Maharaja
Jaya om vishnupada paramahmsa nitya lila pravishta om Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja
Jaya om vishnupada paramahmsa Sri Param-Guru Fundador Acharya do SCSMath Srila Bhakti Rakshak Sidhar Dev-Goswami Maharaja

Jaya Sri Chaitanya Sridhar Govinda Seva Ashram  (Math Brasil)
Jaya Sri Goura Shakti Ashram
Todas as glórias a todos os seguidores sinceros e casto de seus mestres de qualquer missão vaishnava
Todas as glórias sobretudo aos seguidores do Sri Chaitanya Saraswat Math e todos os amigos da Missão e dos devotos que sempre tem uma disposição afetuosa em cooperar.
Jaya Srimati Rohini Devi

Jaya Sri Sri Guru-GaurangaSundar-Giridhari-Gopalajiu


As Divinas Instruções do Guardião da Devoção (O livro)

     Estamos num oceano de fé, e os devotos são os agentes essenciais. Um ajuda o outro. Ficaremos muito aliviados da fadiga e dos sofrimentos da longa jornada, se tivermos companhia ou a associação de um grupo. O mesmo se dá neste oceano de existência material; se obtivermos ajuda dos devotos de natureza similar à nossa, isso será algo muito proveitoso. Mesmo nosso Guru Maharaja, numa palestra que proferiu em um Vyasa Puja, o dia de seu sagrado aniversário, dirigiu-se aos discípulos assim:

vipada uddharana bandhu-gana

     "Ó meus amigos que podem dar alívio do perigo! Para vocês são salvadores do perigo. No oceano de fé é muito difícil ir adiante sozinho; portanto, vocês vieram ajudar-me na minha perigosa e ambiciosa jornada rumo ao Infinito. Vocês vieram e me ocuparam em fala dEle e, fazendo isso, deram-me alguma ocupação. Não fosse deste modo, e seria muito difícil se viver e se mover solitário no Infinito; seria problemático e perigoso. Todos vocês vieram para ouvir algo, e, neste intercâmbio de conversas sobre Ele, a situação tornou-se muito segura e facilitou-se a viagem a tão longe, rumo a Vaikuntha."

     Quando buscamos por Krishna, temos que ser conscientes de nossa verdadeira posição. É e, ao mesmo tempo, não é fácil. Fé é o único capital que pode financiar nossa jornada rumo ao Infinito. Bhakti, a devoção, não possui começo nem fim (ahaituky apratihata). Não há começo - existe sempre. Antes que ouvíssemos a seu respeito, já existia. Existiu, existe e existirá. Ninguém lhe pode resistir... essa bhakti, essa fé, é irresistível - é parte da substância eterna. Sua própria natureza é eternidade - ninguém pode se opor a ela. Temos apenas que contatá-la e nos associarmos a ela, e a onda nos carregará até nosso objetivo. E, se pudermos ter a companhia dos devotos, a jornada se torna muito fácil e agradável; ao passo que ir sozinho é muito árduo.

     Ao progredirmos em nosso convívio com a fé - quando temos fé nos devotos e deles nos aproximamos para nos beneficiar -, ficamos muito seguros e nosso progresso é também tangível; torna-se vivencial. De uma posição vaga e abstrata, passamos a uma fé que se torna mais profunda dentro de nós. Podemos, então, reconhecer muitos outros com igual objetivo na vida, e a jornada passa a ser concebível; torna-se mensurável. Ao termos fé nos verdadeiros devotos, podemos entrar em contato com algo assim tão tangível.
     Portanto, a posição dos devotos é muito importante em nossa jornada, especialmente no estágio intermediário. Não estágio primário não se dá grande importância aos devotos. Dotados de apenas uma vaga concepção das escrituras e ajudados pelos méritos acumulados anteriormente (sukrti), dá-se início a jornada. Mas de modo gradual, os principiantes descobrem que viajar adiante, rumo ao Infinito, não é nada fácil:

     "Nós pensávamos que, com um pouquinho de progresso, poderíamos obter o fim desejado; mas agora descobrimos que não é bem assim"

     Quando chegamos a considerar a verdadeira posição da devoção - o que é Deus? Ele é universal, Ele é a meta última - poderemos, pouco a pouco, nos desapontar. Mas, se pelo caminho procurarmos a ajuda dos devotos de mesmo objetivo, sentiremos muito alívio em sua companhia, mesmo que o destino esteja ainda muito distante. As dificuldades da jornada tornam-se mais proeminentes no segundo estágio.
     No estágio primário não se é muito exclusivo no objetivo, e, portanto não se experimentam tantas dificuldades. As verdadeiras dificuldades começam ao entrarmos na viagem exclusiva, sem nenhum outro objetivo além de absorver toda nossa energia nesse caminho grandioso e elevado. E, se tivermos algum contato, por menor que seja, com o estágio superior, o estágio maha-bhagavat, a jornada fica, mais uma vez fácil. [. . .]

(N.E.Blog) Srila Guru Maharaja; refere-se a Prabhupada Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, quando no 1º § ele cita: "Mesmo nosso Guru Maharaja...". Este texto é parte do 3º capítulo: O Sucesso da Fé. 


RENDA-SE E SIRVA

     Não somos sanyasis, renunciantes,somos mais do que grihastas (aqueles que mantêm um lar), mas esta griha é a casa de Sri-Sri-Guru-Gauranga-Gandharva-Govindasundar. Desse modo, somos , de fato, mebros de Sua casa e não sanyasis. Somos membros do grupo de servos de Sri-Sri-Guru-Gauranga-Gandharva-Govindasundar,e , assim, temos muita responsabilidade. A mais elevada responsabilidade, é de servir o sadhu, o Guru e os Vaishnavas. Nas escrituras, está dito que cada grihasta deve executar algum Vaishnava-seva, algum Guru-seva, e, assim, incrementará sua vida devocional.
     Nosso serviço a Sri-Sri-Guru-Gauranga-Gandharva-Govindasundar assemelha-se ao serviço de um chefe de família. Muitos devotos estão indo e vindo, e com o propósito de pregar criamos tantos programas. Assim, isso também é um tipo de vida grihasta. Em seu livro Bhakti-rasamrta-sindhu, Rupa Goswami apresentou a ciência da devoção. Ele escreveu:

anasaktasya visayan, yathartam upayunjatah
nirbandhah krsna-sambandhe, yuktam vairagyam ucyate

     Somos seguidores de Prabhupada Srila Bhakti Siddhanta Saraswati e Sriman Mahaprabhu, bem como de nosso Srila Guru Maharaja, Esforçando-nos por manter nossa vida devocional dentro desse conceito de yukta-vairagya, temos de adotar em nossa vidas o que for necessário à devoção e deixar de lado o que for prejudicial. Mahaprabhu ensinou que não somos brâmanes (filósofos), não somo xátria (guerreiros), não somo vaixias (comerciantes) e não somo xudras (operários). Também não somos grihastas (pessoas do lar), vanaprasthas (aposentados da vida familiar), nem sanyasis (renunciantes); mas, nossa única identidade é as de sermos servos dos servos dos servos de Sri Krishna. E que tipo de Krishna? Gopi-bharttuh pada-kamalayor dasa-dasanudasah. Não o Krishna de Kurukshetra ou o Krishna de Dwaraka, mas Aquele Krishna que está protegendo as vacas, Aqulele que é o Senhor das Gopis, Aquele que brinca em Vrindavana e na Colina de Govardhan. Devemos ser os servos dos servos dEle, desse tipo de Krishna, do menino pastor Krishna. Nossa linha e objetivo de vida principais é de nos convertermos num tal tipo de serviço.

naham vipro na ca nara-patir napi vaisyo  na sudro
naham varni na ca ghra-patir no vana-stho yatir va
kintu prodyan-nikhila-paramananda-purnamrtabdher
gopi-barthuh pada-kamalayor dasa-dasanudasah

      Com espontaneidade e devoção plena, devemos tentar estabelecer e manter esse conceito em nossas vidas. O que se necessita é serviço ao Senhor em tempo integral, sendo que o Guru, o Vaishanva e Mahaprabhu são o Senhor mais próximo. É aqui que devemos nos render plenamente. E não se trata de apenas render-se e ficar prostrado,mas render-se e servir. O que se necessita é render-se e servir com toda energia, vinte quatro horas ao dia, sendo que desse modo alcançaremos nosso destino com muita facilidade e sem necessidade de qualquer outra preocupação. Esse é o sentimento devocional.

[. . .]

Palavras de Sua Divina Graça Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja; compilada de forma expressa no livro Servo Divino - segunda edição em português (2000). Do original em inglês...

O céu Consciente

     O espírito - alma, consciência - é substância original e a matéria faz parte dessa porção consciente, dessa substância consciente. A matéria não produziu consciência. Consciência é infinita, e tudo se encontra dentro desse oceano de consciência. Num local existe gelo, noutro musgo, ainda noutro ferro - todas essas concepções diferentes encontram-se dentro deste oceano. Mas consciência é a totalidade de tudo, e tudo tem seu abrigo lá. Assim como você vê porções de nuvens no céu, ou muitas partículas de poeira. Você não consegue ver o ar, mas a poeira se encontra no ar, do mesmo modo, o conceito de matéria encontrá-se lá no céu da consciência.
     É um céu - um céu consciente - e, nalgum lugar, existem porções de nuvens ou de poeira. Você não consegue ver o ar, mas a poeira se encontra no ar! Você não pode ver o céu - o éter - mas as nuvens estão no céu! Assim, a consciência encontra-se ao fundo e, dentro dela, encontramos em algum lugar a nuvem.
     Darwin e outros propuseram que o elemento consciência foi originalmente  gerado de elementos materiais, mas a minha resposta a isso é: paternalismo fóssil? Esmague esse conceito e estabeleça um infinito espiritual! Tudo é espiritual: o "conceito de fóssil" é um entre muitos conceitos existindo no plano espiritual. A consciência se encontra ao fundo de tudo, e dentro dela existem posições desenvolvidas ou gradações: bhur, bhuvar, svar, maha, jana, tapa, satya, bhramaloka - e a consciência é intensificada ao adicionar o elemento serviço. A partir do ponto em que se adiciona serviço à consciência, inicia-se uma estrutura doce. O serviço pode construir um belo capital, um belo país. Este já existe por lá. E você tem de apenas senti-lo, ingressar nele e assumir seu serviço delegado. Você pensará: "Este é meu lar! Esta é a capacidade ou a substância inata, a natureza inata - svarupa - que atualmente se encontra encoberta pela ignorância, pelo equívoco.

LOUCURA E OCUPAÇÃO RUIM

      Ao Deixar seu próprio doce lar, um louco vagueia pelas ruas e pensa que lhe é imperativo catar pedaços de papel ou trapos, como se esse fosse seu ''negócio''. Trata-se de algo absurdo. Seu cérebro está focado numa tal direção que ele pensa: "Meu dever é catar esses pedaços de papel e cascalho". Desse modo, ele continua assim ocupado. Mas qual é a verdadeira riqueza nata de seu coração? Se ele apenas pudesse lembrar-se de seu lar: do pai, da mãe, dos outros membros da família - de seu doce, doce lar! Mas, devido a loucura, sua consciência está forçosamente focada numa ocupação ruim. Assemelha-se à posição de tantos - filosófos, cientistas, líderes políticos, e outros - que mantém sua consciência focada na direção externa e, nesse mundo externo, estão muito ocupados a "catar". Alguns estão catando pedrinhas, outros, alguns pedaços de trapos ou de papel, mas é assim que eles levam a vida.
      Swami Maharaj (Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada) costumava dizer que "As Nações Unidas , a UNESCO - todos esses compromissos mundiais mais parecem cães latindo. Na verdade, são ainda mais perigosos pois estão cativando as pessoas mais intelectualizadas - mas tem o mesmo valor. Estão moldando sua própria atenção na direção da substância material, que se baseia na ilusão e no equívoco, e eles ainda posam de modo grandioso. Dão tamanha importância a essa coisa material, tal como cães que ladram para possuir algo em particular. Nada mais é do que isso". Foi com grande coragem que Swami Maharaj os contestou. E tal tipo de concepção nos está guiando até nosso prospecto mais elevado.


(N.E.) As letras em negritos neste trecho transcrito do livro original foram introduzidas pelo editor do blog.